Isadora Pacheco é tricampeã brasileira do Park no STU SP

Com a terceira colocação na etapa de São Paulo, Isadora Pacheco conquistou o tricampeonato nacional do STU; Helena Laurino venceu a etapa

Com 19 anos, Isadora Pacheco, se consagrou tricampeã nacional do skate Park. A skatista catarinense de Florianópolis nem precisou vencer a etapa de São Paulo do STU. Ficou com a terceira colocação geral e viu a jovem de 12 anos, Helena Laurino, conquistar a primeira etapa da carreira em sua terra natal. Ainda teve o bônus de Fernanda Galdino encaixando manobra pós-competição.

A disputa

Na primeira volta de cada skatista, Helena Laurino começou com a melhor nota, encaixando uma boa volta com 72,43. Três atletas caíram ao longo de suas voltas, com Manuela Tomitake ainda marcando 61,17 e Marina Lima e Isadora Pacheco caindo antes de dez segundos, que as deixou automaticamente com 50 pontos.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Abrindo a segunda volta e mostrando mais confiança, Helena melhorou sua nota que era a referência para as demais skatistas. Dessa forma, estipulou 79,19 como novo parâmetro. Além disso, todas as atletas, com exceção de Fernanda Galdino que ocupava a segunda colocação com 70,99, melhoraram seu desempenho. Mesmo as que sofreram quedas no final de suas apresentações.

Em seguida, a terceira volta de cada skatista serviu para arriscarem manobras mais ousadas e, por consequência, mais quedas. Logo, Helena continuou liderando com a nota anterior e Isadora, que subiu para terceiro, com 69,93, estava com o título na mão. A skatista representante olímpica mantinha suas adversárias diretas sob pressão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Helena estava, sobretudo, confortável de competir em casa e aumentou o nível das notas, com 82,07, mais de dez pontos de vantagem. Fernanda Tonissi, mesmo com a contusão no braço, evoluiu para 70 pontos, subindo para a terceira colocação e, provisoriamente, faturava o título. No entanto, Isadora entendeu o recado e melhorou seu desempenho para 70,37 e retomou o terceiro posto na etapa e o trono.

Volta decisiva

Na quinta volta, Fernanda Galdino não encaixou o Flip Indie que poderia dar o título e zerou pela quarta vez. Manteve o 70,99 da primeira volta, ficando com a segunda colocação na etapa. Assim, Isadora dependia apenas da nota de Fernanda Tonissi, que caiu nos primeiros segundos e não melhorou sua nota. Portanto, Isadora foi para a volta de exibição da bicampeã seguida do STU e também não completou. Logo após encerrar as competições, sem pressão de resultado, Galdino acertou a manobra e a comemoração foi completa entre as atletas.

Classificação da etapa

  • Helena Laurino – 82,07 pontos;
  • Fernanda Galdino – 70,99 pontos;
  • Isadora Pacheco – 70,37 pontos;
  • Fernanda Tonissi – 70,00 pontos;
  • Marina Lima – 66,19 pontos; e
  • Manuela Tomitake – 64,85 pontos.
Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Skate

Gui Khury e Helena Laurino brilham e vencem a etapa de Goiânia do Vert Battle, torneio brasileiro mais importante da modalidade vertical
Rayssa Leal marca quase 10 pontos a mais do que as rivais e é campeã da etapa de Miami da SLS 2025
Mais maduro, Gui Khury entra no Vert Battle, o Campeonato Brasileiro de Skate Vertical, consolidado como grande nome do skate nacional
Confira as informações da primeira etapa da SLS, que acontecerá em Miami e contará com Rayssa Leal e mais quatro brasileiros