Justiça mantém suspensa eleição para comissão de atletas do COB

Tribunal de Justiça do Rio confirma decisão da primeira instância em favor da Confederação Brasileira de Skate levando em consideração recomendação do COI e estatuto do COB

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) teve pedido de recurso negado pela 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, então a eleição para a Comissão de Atletas da entidade (CACOB) permanece suspensa. A decisão foi tomada pela desembargadora Márcia Ferreira Alvarenga.

A desembargadora justifica a decisão baseada na recomendação do COI (Comitê Olímpico Internacional) de ampliar mandatos dos membros das comissões de atletas das confederações por conta da pandemia do Covid-19.

Além disso, ressalta que manter a eleição para o CACOB neste ano iria ferir o próprio estatuto do COB, que prevê em no artigo 52 que os membros da Comissão de Atletas sejam definidos “no(s) mês(es) de realização dos Jogos Olímpicos de Verão”.

+ Agenda de lives esportivas da semana: 24 a 30 de agosto

Entenda a polêmica

O imbróglio envolvendo o pleito se iniciou na última semana, quando a CBSk (Confederação Brasileira de Skate) entrou na Justiça contra o COB (Comitê Olímpico do Brasil) tentando adiar a eleição prevista inicialmente para ocorrer entre os dias 24 e 28 desse mês para 2021. 

O pedido na Justiça foi apresentado pela CBSk contra o COB e contra o presidente da CACOB, o ex-judoca Tiago Camilo eleição
O pedido na Justiça foi apresentado pela CBSk contra o COB e contra o presidente da CACOB, o ex-judoca Tiago Camilo. (Reprodução)

Na visão da entidade do skate, a eleição para a comissão de atletas deveria ser adiada para o próximo ano já que o ciclo olímpico será encerrado apenas em 2021. Além disso a CBSk entende que os representantes das quatro modalidades estreantes em Tóquio (caratê, escalada, skate e surfe) e atletas que participarão dos Jogos pela primeira vez na capital japonesa serão prejudicados caso o pleito seja realizado ainda este ano.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Isso porquê o estatuto prevê que apenas os atletas olímpicos que tenham participado de pelo menos uma das últimas edições dos Jogos Olímpicos (Londres-2012, Sochi-2014, Rio-2016 e PyeongChang-2018) possam votar. Dessa forma a CBSk teve o seu pedido de suspensão da eleição aceito na sexta-feira (21), pela 7ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca.

Inicialmente a eleição para a Comissão de atletas previa a participação de 64 candidatos, sendo 33 mulheres e 31 homens. Dentre os nomes concorrentes estavam 13 medalhistas olímpicos e atletas de 25 modalidades diferentes.

Colaboração OTD

Mais em​ Skate

Gui Khury e Helena Laurino brilham e vencem a etapa de Goiânia do Vert Battle, torneio brasileiro mais importante da modalidade vertical
Rayssa Leal marca quase 10 pontos a mais do que as rivais e é campeã da etapa de Miami da SLS 2025
Mais maduro, Gui Khury entra no Vert Battle, o Campeonato Brasileiro de Skate Vertical, consolidado como grande nome do skate nacional
Confira as informações da primeira etapa da SLS, que acontecerá em Miami e contará com Rayssa Leal e mais quatro brasileiros