Carol Santiago leva seus primeiros dois ouros na natação

A nadadora pernambucana abriu sua participação no Parapan de Santiago e se sagrou campeã no 100m costas e no revezamento 4x100m medley misto (49 pontos)

No quarto dia de disputa da natação paralímpica nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, o Brasil conquistou mais seis medalhas na modalidade. Destaque para a multicampeã Carol Santiago (SB12), que levou seus primeiros dois ouros na competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Além disso, Gabriel Cristiano (S8), Lídia Cruz (S4), Edênia Garcia (S4) e Estephany Rodrigues (SM5) foram os outros medalhistas brasileiros nesta terça-feira (21). A equipe do Brasil volta a entrar em ação amanhã (22), com a presença em seis finais na sessão que inicia às 9h.

Trajetória vitoriosa do Brasil

A primeira medalha conquistada por um nadador brasileiro na sessão da tarde aconteceu logo na primeira prova. No 100m costas da classe SB12, Carol Santiago sobrou na disputa e foi campeã com a marca de 1min17s69. Mais abaixo, a veterana Raquel Viel ficou na quarta colocação, com o tempo de 1min31s10.

Logo depois, Gabriel Cristiano levou a prata no 100m livre, da classe S8, atingindo o tempo de 1min01s30. O campeão da prova foi o colombiano Carlos Serrano (1min00s97), que bateu o recorde da competição. Já no 50m costas, Lídia Cruz e Edênia Garcia (ambas do S4) terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com as marcas de 53s43 e 59s33. Assim, a vitória na natação foi da mexicana Nely Miranda (52s88).

Na última prova individual do dia, Esthefany Rodrigues conquistou a medalha de ouro no 200m medley feminino, da classe SM5, finalizando no tempo de 3min47s42 e quebrando o recorde pan-americano. Por fim, no revezamento 4x100m medley misto – 49 pontos, Carol Santiago, Douglas Matera, Lucilene Sousa e Wendell Belarmino foram campeões com larga vantagem, ao terminar a disputa na marca de 4min30s80.

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaSantiago 2023Natação

Dean Boxall, comandante da seleção australiana de natação, será o responsável pelo treinamento de Maria Fernanda até Singapura
Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein