Brasil aplica ‘Goalballeada’ também no masculino rumo ao tetra

A estreia do Brasil no masculino não tomou conhecimento da Colômbia e fez o gamematch, primeiro passo em busca do quarto título de Parapan

O sábado (18) foi dia de duas goleadas no torneio de Goalball do Parapan-Americano de Santiago. Mais cedo, as mulheres fizeram bonito diante da Argentina. Em seguida, no começo da tarde, foi a vez do time masculino do Brasil fazer a diferença máxima contra a Colômbia. Uma estreia consistente na jornada que busca o tetracampeonato seguido do gênero na modalidade.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No goalball, o gamematch, ou simplesmente game, ocorre quando um time abre dez gols de vantagem sobre o adversário e encerra-se a partida. Dessa forma, a primeira vitória do Brasil no grupo A da chave masculina veio com o game de 11 a 1 diante dos colombianos. É o início da caminhada da Seleção para defender seu tricampeonato e aumentar o número de medalhas douradas no continente. Sobretudo, é aquele triunfo que enche de confiança o time para as próximas rodadas.

Na primeira etapa, Paulo Saturnino abriu a contagem, antes do relógio vira o primeiro minuto completo. Emerson Ernesto ampliou o marcador. Em seguida, o único gol da Colômbia veio das mãos de Jesus Hernandez, em um pênalti, um susto breve na atuação magistral por parte do Brasil. Então, a equipe emplacou mais seis gols antes do sinal de intervalo do duelo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim, a volta não teve o mesmo ímpeto para evitar grandes desgastes, já que há mais dois jogos nesta fase. No entanto, o Brasil seguiu com os gols, ampliando o placar até que o game fosse decretado faltando pouco menos de 4min30s para o fim do tempo regulamentar. Curiosamente, o único atleta brasileiro que marcou tem nome de artilheiro, Romário Marques. André Botelho, Emerson e Paulo fizeram três cada e Parazinho e Leomon fecharam a conta.

Situação na tabela

+Tabela do Goalball masculino do Parapan 2023

O time pega o México na tarde deste domingo e pode já garantir primeira colocação antecipada a depender de outros resultados. Por fim, fecha a participação na primeira fase, no embate contra os donos da casa, na terça-feira (21). Todas as equipes são posicionadas de confronto 1º de um grupo contra 4º do outro, assim como 2º contra 3º nas quartas de final. O Brasil tem títulos no goalball masculino em Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaSantiago 2023Goalball

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos