Wrestling faz melhor campanha de sua história no Pan

Com 4 medalhas, sendo 2 de ouro, a seleção brasileira atingiu esse número pela primeira vez em 19 edições do Pan

O Wrestling brasileiro encerrou a campanha nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Com quatro medalhas na capital chilena, sendo duas delas de ouro, a seleção nacional da modalidade atingiu esse número pela primeira vez em 19 edições do Pan.  

+Wrestling nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Nos quatro dias de competição do wrestling em Santiago-2023, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro históricas com Giullia Penalber (57kg) e Laís Nunes (62kg). Além disso, o país contou com prata de  Joilson Júnior (77kg) e o bronze de Igor Queiroz 97kg no estilo greco-romano.

“Alcançamos um número recorde de atletas classificados: 10 lutadores. Conseguimos superar o recorde de medalhas em uma mesma edição, quatro. Tivemos o estilo greco-romano em uma final e com duas medalhas na mesma edição de Jogos Pan-Americanos depois de 16 anos”, afirmou Flavio Cabral Neves, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).   

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Os Jogos Pan-Americanos concederam vagas olímpicas para várias modalidades. Contudo, mesmo reunindo os principais nomes das Américas, não foi o caso do wrestling. Dessa forma, os brasileiros têm que buscar a vaga nas Olimpíadas de Paris através da Seletiva Pan-Americana, marcada para fevereiro de 2024, e da Seletiva Mundial, em maio.

*Com informações da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Santiago 2023Wrestling

O brasileiro ficou perto de faturar um lugar no pódio dos 65kg estilo livre, mas acabou superado no duelo pelo bronze
A brasileira Thamires Machado eliminou na semifinal a cubana Milaimy Potrille, bronze em Paris-2024, e perdeu na decisão do Pan-Americano da estadunidense Kylie Welker, campeã mundial em 2024
Calebe Ferreira ganhou a medalha de bronze, sua terceira na história do Pan-Americano. Além dele, mais quatro brasileiros competiram no primeiro dia do campeonato, todos do estilo greco-romano
Calebe Ferreira e Ana Luiza França conversaram com o OTD de forma exclusiva e revelaram suas pretensões no Pan-Americano que acontecerá em Monterrey, de 8 e 11 de maio