Conjunto brasileiro fecha primeiro dia da classificatória na liderança

Brasileiras estreiam na Ginástica Rítmica em Santiago e se garantem em três finais

Após o início das competições individuais da ginástica rítmica no individual, foi a vez do conjunto começar sua jornada ao pódio dos Jogos Pan-Americanos. O quinteto estreou com a prova de 5 arcos e terminou na liderança com 35.400. Time contou com um misto de ginastas que competiram o Mundial de Valência e outras que venceram o Campeonato Sul-Americano de Bogotá.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Apresentação impecável

A primeira prova do conjunto foi o 5 arcos, mesma que as brasileiras acabaram na quarta colocação no Campeonato Mundial de ginástica rítmica de 2023. Ao som de “Somebody to Love”, o quinteto formado por Bárbara Galvão, Gabriela Coradine, Giovanna Silva, Nicole Pircio e Victoria Borges empolgou o público e mostrou que veio ao Chile para brigar por mais um ouro Pan-Americano. A nota do grupo foi de 34.900e a 1ª posição, a 0.750 pontos a frente do México.

Após comemoração pela liderança, Camila Ferezin, técnica da equipe da ginástica rítmica, avaliou com mais calma a nota de dificuldade dada ao Brasil e solicitou revisão de nota. “A nota foi abaixo do que estávamos esperando, então entramos com recurso. E foi aceito, isso nos deu uma margem maior. É bom, porque amanhã já vamos somar a outra coreografia e que bom que os árbitros reavaliaram”, comentou a treinadora. A nota final do quinteto brasileiro ficou em 35.400, a 1,250 das mexicanas, atuais campeãs continentais da prova geral.

Conjunto do Brasil lidera após o primeiro dia das classificatórias no Pan. (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Competições da ginástica continuam

As competições da ginástica rítmica continuam na quinta-feira, 2, já com definições do pódio tanto no individual geral como no conjunto. Babi Domingos, Maria Eduarda Alexandre e Jojo Santos voltam ao tablado para disputar as maças e a fita, enquanto as brasileiras do conjunto se apresentam na prova mista, de 3 fitas e 2 bolas. As provas individuais estão previstas para iniciarem às 16h, e as do conjunto às 18h45 (horário de Brasília).

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Santiago 2023Ginástica Rítmica

Com a maior nota do ciclo entre todos os países, o conjunto brasileiro finaliza sua participação em Portugal com mais dois ouros
Ao som de "Evidências", Seleção Brasileira conquistou sua primeira medalha dourada no conjunto geral na história da Copa do Mundo
Em sua primeira participação do ano, Barbara Domingos encerrou sua campanha na 9ª colocação do individual geral na etapa de Portimão
Conjunto do Brasil abre temporada com boa apresentação nas cinco fitas e segunda melhor nota do ano na prova simples