Calderano amplia hegemonia e se torna primeiro tricampeão

Hugo Calderano confirma favoritismo, derrota o cubano Andy Garcia e se torna o primeiro tricampeão da história dos Jogos Pan-Americanos

Medalha de ouro em Toronto-2015 e em Lima-2019, Hugo Calderano entrou para a história ao se tornar nesta quarta-feira o primeiro tricampeão da história do torneio masculino de simples dos Jogos Pan-Americanos. O brasileiro alcançou o feito ao derrotar o cubano Andy Pereira na decisão por 11/3, 11/8, 11/5 e 11/4.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Hugo Calderano com a medalha de ouro do torneio de simples dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Wander Roberto/COB

“Sempre gosto de falar que não cheguei aqui para defender os meus dois títulos e sim para ganhar mais um. É sempre uma competição nova, um desafio novo. Então, podem ter várias coisas que podem te atrapalhar e nada do que você fez no passado te garante o próximo título. Então, o foco tem que estar sempre no presente”, acredita o tricampeão.

Antes de Hugo Calderano, dois mesa-tenistas conseguiram ser campeões duas vezes seguidas dos Jogos Pan-Americanos. O brasileiro Hugo Hoyama faturou o ouro em Havana-1991 e Mar Del Plata-1995. Depois, o dominicano Lin Ju subiu no lugar mais alto do pódio em Santo Domingo-2003 e no Rio-2007. Mas ninguém, até então, tinha conseguido três vitórias seguidas. O primeiro foi o carioca de 27 anos, que tem colecionado feitos no tênis de mesa.

“Eu não gosto de me comparar com outros atletas porque cada um teve a sua história e os seus títulos. Mas é muito importante para mim conseguir esse tricampeonato em um evento tão grande como são os Jogos Pan-Americanos, que sempre me dão bastante emoção e desta vez não foi diferente. Estou muito feliz de estar aqui e de conseguir o meu tricampeonato no individual”, afirmou.

Quarto colocado do ranking mundial, Hugo Calderano é dono de uma hegemonia impressionante em torneios das Américas. Com a conquista dos Jogos Pan-Americanos, são 14 títulos em 15 campeonatos. Os números ficam ainda mais incríveis em relação ao número de jogos. O brasileiro venceu 102 de 104 partidas disputadas e não perde uma partida de simples há oito anos nas competições dentro do continente.

Hugo Calderano conquista a medalha de ouro no tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Javier Vergara/Santiago 2023

Com a medalha de ouro conquistada diante de Andy Garcia, Hugo Calderano chega a duas nesta edição dos Jogos Pan-Americanos, já que foi prata na véspera nas duplas ao lado de Vitor Ishiy. No total, em três edições do evento, o brasileiro soma cinco ouros, uma prata e um bronze. Em Santiago, ele tem a chance de subir no pódio mais uma vez na disputa por equipes, que começa nesta quinta-feira.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Santiago 2023Tênis de Mesa

A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Joyce de Oliveira e mais quatro brasileiras garantem vaga na semifinal do Elite de Lasko de tênis de mesa
Guilherme Costa e Cátia Oliveira (XD4), junto de Carlos Eduardo Moraes e Joyce Oliveira (XD10), conquistaram o ouro em suas categorias
Jean Carlos de Souza e Gabriel Antunes, e Thais Severo e a turca Hatice Duman, conquistaram mais duas medalhas para o Brasil em Lasko