Mariana Marcelino fica em nono no lançamento do martelo

Brasileira anotou 58,32m e terminou sua segunda participação em Jogos Pan-Americanos em nono lugar

Santiago – A brasileira Mariana Marcelino ficou em nono lugar na final do lançamento de martelo feminino, que abriu a sessão do atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 nesta quarta-feira (1º). Ela anotou a marca de 58,32m, ficando distante de um lugar no pódio. Como ela não garantiu top-8, pôde fazer apenas três tentativas.

Quarta colocada em Lima-2019, Mariana Marcelino competiu pela segunda vez nos Jogos Pan-Americanos. Ela não chegou como uma das favoritas em Santiago-2023, já que possuía apenas a oitava melhor marca nesta temporada (64,13m) entre as 11 inscritas da prova. Sua participação na capital chilena, aliás, foi sua primeira competição fora do país neste ano.

Durante a prova, Mariana iniciou sua campanha marcando 55,46m. Em seguida, ela voltou a lançar na casa dos 55 metros e optou por queimar de forma proposital para acelerar a competição. Já na terceira e última tentativa, foi para o tudo ou nada e melhorou sua perfomance, anotando 58,32m. No entanto, ficou em nono lugar e encerrou sua participação por aí.

Em finais de campo do atletismo, cada atleta pode realizar três tentativas. As oito primeiras colocadas ao final dessas rodadas têm a oportunidade de realizar mais três lançamentos. Mariana ficou fora do top-8 e, por isso, não pôde seguir na competição. A oitava colocada foi a peruana Ximena Zorilla, que marcou 59,99m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Natural de Joinville, Mariana é um dos principais nomes do lançamento de martelo brasileiro. Atual recordista brasileira da prova, ela já foi campeã nacional em nove oportunidades. Considerando o contexto internacional, a atleta de 31 anos já ganhou três Sul-Americanos e foi a primeira mulher brasileira a participar do lançamento de martelo em um Mundial de atletismo, em Eugene-2022.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Santiago 2023Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa