2° dia da vela em Santiago é adiado devido a ondas gigantes

Ondas em Valparaíso, local das disputas de vela no Pan-Americano, chegaram a 5 metros de altura; previsão é de retomada na segunda-feira (30)

Neste domingo (29), segundo dia de competições de vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, as regatas foram canceladas devido a condições adversas. O clima nao ajudou e ondas de até 5 metros surgiram na costa chilena. As classes Nacra 17, Snipe e Lightning teriam suas estreias, mas a organização içou a bandeira Recon, indicando a falta de condições seguras. A Marinha local não garantiu a navegação, levando ao adiamento das atividades para preservar a integridade dos atletas.

+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

Com previsões meteorológicas mais favoráveis para segunda-feira, os atletas brasileiros aguardam a redução das ondas para retomar as competições. ”A gente espera que amanhã as ondas diminuam e tenham condições de regata para todas as classes. Foi uma decisão da organização, pois estava muito complicado”, disse Gustavo Thiesen, treinador da Equipe Brasileira de Vela.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

As regatas começaram no sábado (28) com as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze na liderança da 49erFX. Além disso, outros destaques também incluem os finalistas olímpicos Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino Sá na Nacra 17, a dupla Juliana Duque e Rafa Martins na Snipe, e a tradição da Lightning com o trio formado por Thomas Sumner, Ana Barbachan e Larissa Juk. A Equipe Brasileira de Vela, composta por 17 atletas, busca manter a liderança histórica no quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos.

Vale lembrar que nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o Brasil levou cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

*Com informações da CBVela

Isabella Veloso
Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em​ Santiago 2023Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento