Martine e Kahena lideram após primeiras regatas da vela

Atuais campeãs dos Jogos Pan-Americanos, Martine e Kahena venceram duas das três regatas do dia e lideram a classe 49erFX

As regatas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começaram neste sábado (28) em Valparaíso, nas praias de Algarrobo Norte e El Quisco, no Chile. Praticamente toda a equipe brasileira de vela entrou em ação. As classes Nacra, Lightning e Snipe estreiam neste domingo (29).

+Vela nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023

As disputas contaram com ventos de médio a forte, com muita onda e sensação térmica baixa no litoral chileno. Os destaques do dia ficaram para as bicampeãs olímpicas Martine e Kahena. Atuais campeãs da 49erFX no Pan, as atletas buscam vaga direta em Paris 2024. Vencendo duas regatas e chegando uma em terceiro, a dupla já iniciou na liderança.

Dessa forma, Martine e Kahena somaram 5 pontos perdidos. Elas têm um de vantagem sobre as norte-americanas Stephanie Roble e Margaret Shea, com três segundos lugares. Apenas cinco 49erFX estão na água e são 16 regatas incluindo a medal race. ”A gente saiu um pouco na frente e estamos contentes de cumprir a missão do primeiro dia. Tem muita coisa para rolar. Estamos dedicadas a manter o foco”, assim avaliou Martine.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Bruno Lobo na liderança

Assim como Martine e Kahena, Bruno Lobo também terminou o primeiro dia na liderança. Na fórmula kite, o velejador brasileiro iniciou a defesa do título pan-americano vencendo todas as três regatas disputadas neste sábado. Com 3 pontos perdidos, ele é seguido pelo norte-americano Markus Edegran, em segundo lugar com 5.

”Foi um dia bom, com vento forte, e quase deu pra vencer todas. Tem muita coisa pela frente, recuperar e manter o foco. Quero ver o que errei e acertei para voltar mais forte”, explicou dessa forma Bruno Lobo, que só volta a competir na segunda-feira (30). 

Outros brasileiros

Na versão feminina da fórmula kite, Maria do Socorro Reis está na terceira posição. Bruno Fontes ocupa a segunda posição na classificação da ILCA 7 e Gabriela Kidd é a sexta na ILCA 6. Enquanto isso, no IQFoil, Mateus Isaac fechou em segundo lugar, enquanto Bruna Martinelli em quinto. No 49er,Marco Grael e Gabriel Simões ocupam a quinta colocação. 

*Com informações da CBVela

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Santiago 2023Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento