O Brasil começou sua participação no Pan-Americano de Esportes Aquáticos, em Medellín, na Colômbia, com a conquista de duas medalhas nos saltos ornamentais. Heloá Camelo e Maria Carolina Faoro ganharam a prata no trampolim sincronizado de 3m feminino, enquanto o jovem Luiz Roncone levou o bronze no trampolim 3m masculino Sub-13.
- CBV anuncia a lista de inscritos por Bernardinho na VNL masculina
- Pedro e Renato buscam ‘melhorar’ atuação na Etapa de Aracaju
- Campeão em Dubai, Vitor Tavares atropela na estreia no Bahrein
- Brasil dá show e leva 4 ouros no Mundial de judô paralímpico
- Nova geração da esgrima entra em ação no Torneio Nacional
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Na categoria adulto, Heloá Camelo e Maria Carolina Faoro somaram 226,44 pontos ao longo dos seis saltos que deram. Elas ficaram atrás apenas das mexicanas Lia e Mia Cueva Lobato, que terminaram a prova com 272,34 pontos para ganhar a medalha de ouro. As cubanas Cynthia Garcia e Martha Falz completaram o pódio com 180,36 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Presente de aniversário
A outra medalha do Brasil aconteceu justamente no aniversário de 13 anos de Luiz Cláudio Roncone, que ganhou um grande presente ao subir no pódio. Na prova do trampolim de 3 m masculino Sub-13, o brasileiro somou 244,80 pontos. Ele ficou atrás do campeão, Iñaki Santos, que fez 312,30, e do vice, Máximo Paz, que marcou 311,85, ambos mexicanos.
O Brasil foi representado também em mais duas provas no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano de Esportes Aquáticos. No trampolim de 1m Sub-18 masculino, Gabriel Perdigão ficou em sexto lugar com 407,25, enquanto Victor Molin foi o oitavo com 360,10. O campeão foi o mexicano David Cio com 467,90.
Já no trampolim de 1m Sub-13 feminino, Jully Lacerda foi a quinta colocada com 218,20. Alice Binatti ficou em sétimo com 207,95 e Mell Mesquita terminou em décimo com 175,10. A campeã foi a canadense Sara Tessier com 259,20.
As provas de saltos ornamentais vão ser realizadas até sábado, dia 17 de maio. Na sequência, acontecerão as provas de nado artístico (17 a 20 de maio), águas abertas (21 a 23 de maio) e polo aquático (19 a 25 de maio). O Brasil conta com uma delegação de mais de 80 pessoas, entre atletas e membros das comissões técnicas. A seleção brasileira de natação não participa do Pan-Americano. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a decisão foi tomada para oportunizar outras competições na temporada.