Seis atletas confirmam índice e se classificam ao Mundial

Principais saltadores do trampolim e da plataforma foram ao pódio no Troféu Brasil e carimbaram passaporte para Singapura

O Troféu Brasil de Saltos Ornamentais foi encerrado com chave de ouro neste sábado (19). Quem foi à piscina do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB) assistiu à definição dos campeões de 2025 e a formação da seleção brasileira para o Mundial de Esportes Aquáticos em Singapura. Luana Lira, Anna Santos, Rafael Fogaça, Luis Felipe Moura, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso confirmaram subiram aos pódios e confirmaram índices de classificação.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Índices no trampolim 3m

Luana Lira e Anna Santos foram as primeiras a alcançarem índice no último dia de competição. Campeã do trampolim de 1m, também com índice, Luana confirmou o favoritismo nos 3m. Somando 292.65 pontos, ela subiu ao lugar mais alto do pódio outra vez e se classificou superando os 271.13 pontos necessários. Anna ficou com o vice não muito distante. Com 290.40 pontos, também carimbou passaporte para Singapura. Maria Faoro terminou em terceiro com 240.25 pontos.  

Na versão masculina da prova, Rafael Fogaça e Luis Felipe Moura também sobraram na final. Eles superaram, com folga, 394.44 pontos necessários para se classificarem ao Mundial. Fogaça foi o campeão com 430.00 pontos, enquanto Luis Felipe ficou com o vice, somando 416.65. João Margiotto completou o pódio com 350.80 pontos.

Índice na plataforma

As olímpicas Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso confirmaram o favoritismo e conquistaram as duas primeiras posições na disputa da plataforma e carimbaram vaga para o Mundial de Singapura. Ingrid foi campeã brasileira com 312.40 pontos na somatória. A pontuação para o índice A é de 272.20 pontos. Giovanna levou a segunda posição, assim como a vaga, somando 300.20 pontos. Janine Freitas completou o pódio com 206.60 pontos. 

Diferentemente das demais provas, a disputa da plataforma masculina não contou com índices A e B. Jack Rondinelli conquistou o título com 355.80 pontos na somatória. A medalha de prata ficou com Gabriel Perdigão, que fez 337.15 pontos. João Margiotto completou sua jornada dupla com 326.95 pontos.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Saltos Ornamentais

Depois de ser bronze na véspera no trampolim de 3m Sub-13, Luiz Roncone repetiu o feito nesta quarta no trampolim de 1m
Heloá Camelo e Maria Carolina Faoro foram prata no trampolim sincronizado de 3m, enquanto Luiz Roncone foi bronze no trampolim 3m sub-13
No terceiro dia do Troféu Brasil, Luana Lira e Anna Santos somaram 282.60 pontos, conquistando o primeiro lugar
Campeã do Trampolim 1m, Luana Lira atinge índice A para o Mundial de Singapura com 263,45 pontos no Troféu Brasil de Saltos Ornamentais