O segundo dia do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais 2025 teve sequência nesta quarta-feira (16), com disputas no masculino e feminino. Um dos grandes destaques foi Luana Lira, do Instituto Pro-Brasil/DF, que venceu a prova do trampolim de 1m feminino. Com 263,45 pontos, ela superou os 260,42 exigidos pela World Aquatics e garantiu o índice para o Mundial.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Segundo dia de provas
Dos cinco saltos, a melhor nota de Luana Lira foi 61,50, alcançada em sua quarta tentativa. O pódio teve ainda Anna Santos, também do Instituto Pro-Brasil/DF, que ficou com a prata ao somar 249,70 pontos. A medalha de bronze foi para Maria Faoro, da Associação Desportiva Time Rio 21, com 235,25.
Luana Lira já havia garantido os índices nas provas de Trampolim 3m Individual e Sincronizado. Até o momento, seis atletas atingiram o índice A para o Mundial. No feminino, além de Luana, Anna Lúcia dos Santos alcançou o índice no Trampolim 3m Sincronizado. No masculino, Luís Felipe Moura garantiu vaga no Trampolim 1m, 3m Individual e 3m Sincronizado, enquanto Rafael Fogaça obteve índice no 3m Individual e Sincronizado. Rafael Max e Rafael Borges também já asseguraram classificação no Trampolim 3m Sincronizado.
Na prova de plataforma sincronizada 10m masculina, a dupla Miguel Cardoso e Caio Dalmaso conquistou a medalha de ouro ao somar 337,23 pontos, atingindo o Índice B. Gabriel Perdigão e Davi Lyrio ficaram com a prata, enquanto Jack Rondinelli e Pietro Costa completaram o pódio com o bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Disputas de base em ação
O dia também marcou intensas disputas no Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais, nas categorias Grupo A (16 a 18 anos) e Grupo B (14 e 15 anos). As competições seguem ao longo da semana, com apresentações às 8h30 e 14h.
As competições de base também servem como etapas classificatórias para importantes eventos internacionais: a Universíade, o Pan-Americano Júnior e o Sul-Americano Júnior. Especificamente no caso do Pan Júnior, que será realizado em maio, o torneio definirá os classificados para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, marcados para agosto.
Além disso, no domingo, um dia após o encerramento das provas, o Centro Olímpico da UnB sediará uma seletiva extra, oferecendo aos atletas mais uma oportunidade de atingir os índices exigidos para o Mundial de Singapura.