O Troféu Brasil de Saltos Ornamentais de 2025 começou nesta terça-feira (15) com destaque para Luís Felipe Moura, campeão do Trampolim 1m masculino com índice A para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura, de 11 de julho a 3 de agosto. Ele venceu a prova com pontuação de 388.30, superando os 365.81 definidos pela World Aquatics. O atleta, do Instituto Pro-Brasil (DF), já tinha o índice B (360,10) e, com essa nova marca, foi o protagonista do dia de estreia da competição.
Dos seis saltos, a melhor nota de Luís Felipe Moura foi de 68,25. Completaram o pódio Rafael Fogaça, medalha de prata, com 337.50, e Rafael Max, bronze, com 335.35, que são do mesmo clube do vitorioso. Nesta mesma disputa do Trampolim 1m masculino, o vice-campeão e o terceiro colocado também conquistaram feito relevante. Tanto Rafael Fogaça quanto Rafael Max fizeram índice para o Campeonato Pan-americano Júnior de Medellín, em maio.
Luís Felipe Moura já tinha os índices do Trampolim 3m Individual e Sincronizado. Até o momento, seis atletas já alcançaram o índice A para o Mundial: Luana Lira (Trampolim 3m Individual e Sincronizado) e Anna Lúcia dos Santos (Trampolim 3m Sincronizado), no feminino; Luís Felipe Moura (Trampolim 3m Individual e Sincronizado), Rafael Fogaça (Trampolim 3m Individual e Sincronizado), Rafael Max (Trampolim 3m Sincronizado) e Rafael Borges (Trampolim 3m Sincronizado).
- CBV anuncia a lista de inscritos por Bernardinho na VNL masculina
- Pedro e Renato buscam ‘melhorar’ atuação na Etapa de Aracaju
- Campeão em Dubai, Vitor Tavares atropela na estreia no Bahrein
- Brasil dá show e leva 4 ouros no Mundial de judô paralímpico
- Nova geração da esgrima entra em ação no Torneio Nacional
Campeãs no feminino
As primeiras campeãs entre as mulheres do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais são Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso. O evento está acontecendo no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília (DF). E elas conquistaram o índice B para o Mundial de Singapura na Plataforma Sincronizada 10m com pontuação de 252.18 pontos. Maria Silva e Danielle Robles finalizaram a participação delas com a prata (209.91). O bronze terminou com a parceria entre Janine Freitas e Paolla Bittencourt (190.41).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Na disputa individual da Plataforma 10m ocorreu a fase eliminatória do Troféu Brasil. Ingrid Oliveira se garantiu na final com a maior pontuação. Ela avançou com 264.80, deixando Giovanna Pedroso na segunda posição: 261.50. Além das duas, mais quatro atletas confirmaram vaga na etapa definitiva da prova: Heloá Camelo (215.95), Maria Silva (197.90), Manuella Brum (196.75) e Janine Freitas (195.55). Débora Ciocler e Danielle Robles ficaram pelo caminho na competição.
Eventos de base em ação
O dia marcou também a realização das primeiras provas do Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais – Grupos A (16 a 18 anos) e B (14 e 15 anos). Atletas de todo o país já mostraram talento, entrosamento e precisão nos saltos, dando início a uma semana de apresentações na plataforma e trampolins. As provas seguem ao longo da semana, sempre às 8h30 e 14h, com competições acirradas e a presença dos principais nomes da modalidade no cenário nacional.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
As três competições de base são seletivas para a Universíade, o Pan-Americano Júnior e o Sul-Americano Júnior. No caso do Pan Júnior, que ocorre entre os dias 12 e 25 de maio, o evento será classificatório para os Jogos Pan-americanos Júnior de Assunção, em agosto. Já no domingo, dia seguinte ao término das competições, o Centro Olímpico da UnB recebe uma seletiva extra. Desta forma, os atletas terão uma chance adicional de alcançarem o índice para o Mundial de Singapura.