Tupis abrem circuito Challenger na África do Sul de olho na elite

Seleção Brasileira de Rugby começa jornada de olho em vaga no Circuito Mundial. Cidade do Cabo recebe primeira etapa

A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens, com os Tupis, estreia no World Rugby Sevens Challenger nos dias 1 e 2 de março, na Cidade do Cabo, na África do Sul. A competição abre a segunda divisão do Circuito Mundial e reúne 12 seleções masculinas e 12 femininas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O Brasil volta ao torneio após disputar a temporada 2023. Nesta etapa, os Tupis enfrentam Uganda e Samoa na fase de grupos, sendo que apenas os campeões de cada grupo avançam às semifinais, enquanto os segundos colocados disputarão o 5º lugar, e os terceiros, o 9º.

Samoa, adversário dos Tupis na estreia, já foi campeão da primeira divisão do rugby sevens em 2010, mas caiu de rendimento e foi rebaixado em 2024. A última vez que as seleções se enfrentaram foi em 2015, com vitória dos samoanos. Contra Uganda, o Brasil perdeu o último confronto, em 2023.

O técnico Lucas “Tanque” Duque aposta em uma mescla de jovens talentos e atletas experientes, como Moisés Duque, Rafael “Latrell”, Matheus “Nego” e Robson “Varejão”. O objetivo é terminar entre os oito melhores para seguir na disputa pela elite. 

O torneio terá três etapas, e a final será em abril, na Polônia. Os quatro primeiros disputarão a repescagem contra os últimos colocados da primeira divisão em maio, nos Estados Unidos.

Yaras atentas

No feminino, o Brasil não participa do Challenger, pois integra a elite mundial. Porém, se não terminar entre os oito melhores, poderá enfrentar equipes do Challenger para permanecer na primeira divisão – hoje é o nono colocado. O torneio feminino conta com seleções como África do Sul, Argentina e Polônia. Os jogos terão transmissão ao vivo pelo Disney+ e RugbyPass.

Gabriel Turolla

Mais em​ Rugby

Principal destaque das Yaras, Thalia Costa é nomeada para a seleção da temporada 2024/2025 do Circuito Mundial de rugby sevens
Yaras vencem a Espanha por 14 a 5 e se classificam para o SVNS 2, a nova divisão do Circuito Mundial de rugby sevens
Yaras vencem Colômbia e Quênia pela repescagem do Circuito Mundial de Rugby Sevens e estão a uma vitória da permanência na elite do SVNS
Crystal Kaua elogia ataque das Yaras e quer ver brasileiras furando defesas como motos no trânsito caótico de São Paulo