Yaras surpreendem campeãs mundiais pelo SVNS Series

Brasil conquista uma das maiores vitórias da história recente da seleção e encaminha classificação para os Playoffs da etapa de Vancouver do Circuito Mundial

Dia de resultado histórico para as Yaras. Na abertura da etapa de Vancouver do Circuito Mundial de Rugby Sevens, o SVNS Series, o Brasil fez sua estreia pelo grupo A da competição, contra duas fortes equipes do cenário atual do esporte, perdendo para o Canadá e vencendo a gigante Austrália. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Primeiro, na noite de sexta-feira (21), a seleção brasileira enfrentou as donas da casa, do Canadá, e acabou sendo derrotada pelo placar de 26 a 19. Adversários fizeram primeiro try da partida no minuto inaugural, e o Brasil empatou na sequência, ambos sem conversão. Novamente, as canadenses anotaram um Try e o das Yaras veio logo na sequência, dessa vez com as duas conversões.

Com a partida empatada em 12 a 12, a equipe da América Central pontuou mais duas vezes, em sequência, com Olivia Apps convertendo os dois chutes, abrindo 26 a 12. Brasil descontou com Yasmin Soares e Raquel Kochhann deu números finais ao duelo.

Resultado da primeira partida foi natural, mas o grande feito das Yaras veio já na madrugada de sábado (22), quando venceram a fortíssima seleção da Austrália, atual campeã mundial e vice-líder do ranking, por 14 a 12. australianas que, por sinal, ganharam duas das quatro etapas do Circuito na temporada – Dubai e Perth.

Vitória veio de virada, com brasileiras chegando estar com um 12 a 0 desfavorável, mas contando com mais uma partida inspirada de Yasmin Soares, que marcou os trys da virada brasileira. 

Brasil fecha a primeira fase contra a Espanha, hoje, às 22h, de olho na vaga para os Playoffs. Em caso de vitória das Yaras contra os lanternas do grupo, avança para o mata-mata pela segunda competição consecutiva, como foi em Perth, onde ficou com a 7ª colocação. Bom desempenho na etapa pode fazer a seleção tupiniquim assumir a 8ª posição do circuito , ultrapassando a Irlanda, que pode não avançar em Vancouver.

Os oito primeiros colocados, além de garantirem vaga na elite da temporada seguinte, também se classificam para uma competição de Finals, que decide o ganhador da liga. Cidade canadense é a quarta de seis paradas de 2025.

Gabriel Turolla

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller