Giovanna Barth é novidade das Yaras para quarta etapa do SVNS

Atleta de 21 anos volta a ser convocada para uma etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens

A seleção brasileira feminina de rugby sevens segue em renovação sob o comando da treinadora neozelandesa Crystal Kaua. Para a quarta etapa do Circuito Mundial, que acontece em Vancouver, no Canadá, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, uma das novidades na lista é Giovanna Barth, jovem promessa do esporte nacional.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Aos 21 anos, a atleta paranaense já tem um histórico de destaque no rugby brasileiro. Ela foi capitã da seleção campeã dos Jogos Sul-Americanos da Juventude em 2022, mas enfrentou uma lesão que a afastou temporariamente das competições. Quando voltou, integrou a equipe de rugby XV, ajudando o Brasil a conquistar uma vaga inédita para a Copa do Mundo da modalidade. Agora, ela retorna ao time de sevens, tendo sido convocada para as etapas de Dubai e Cidade do Cabo do Circuito Mundial.

“Poder viver tudo o que estas meninas sempre vivenciaram nos últimos anos é maravilhoso: sentir a energia do Circuito Mundial e ver como o rugby é encarado fora do país. Noto que estou desenvolvendo minhas habilidades e que minha vontade de aprender tem sido reconhecida”, afirma Giovanna.

Além da jovem, retornam à equipe Bianca Silva, capitã do time, e Marcelle Souza, atleta olímpica, ambas recuperadas de lesão. O grupo busca melhorar o desempenho após o sétimo lugar na etapa de Perth, na Austrália. Se chegarem ao Top 8 da liga ao final das seis etapas do circuito, as Yaras garantem vaga na elite mundial da próxima temporada, além de se garantirem nas finais de 2025. Hoje, a seleção é a 9ª colocada, com 14 pontos, três pontos atrás da Irlanda. 

A competição terá transmissão ao vivo pelo Disney+ e pelo aplicativo Rugby Pass, com as finais sendo exibidas também na ESPN.

Gabriel Turolla

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller