A seleção brasileira feminina de rugby sevens segue em renovação sob o comando da treinadora neozelandesa Crystal Kaua. Para a quarta etapa do Circuito Mundial, que acontece em Vancouver, no Canadá, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, uma das novidades na lista é Giovanna Barth, jovem promessa do esporte nacional.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Aos 21 anos, a atleta paranaense já tem um histórico de destaque no rugby brasileiro. Ela foi capitã da seleção campeã dos Jogos Sul-Americanos da Juventude em 2022, mas enfrentou uma lesão que a afastou temporariamente das competições. Quando voltou, integrou a equipe de rugby XV, ajudando o Brasil a conquistar uma vaga inédita para a Copa do Mundo da modalidade. Agora, ela retorna ao time de sevens, tendo sido convocada para as etapas de Dubai e Cidade do Cabo do Circuito Mundial.
“Poder viver tudo o que estas meninas sempre vivenciaram nos últimos anos é maravilhoso: sentir a energia do Circuito Mundial e ver como o rugby é encarado fora do país. Noto que estou desenvolvendo minhas habilidades e que minha vontade de aprender tem sido reconhecida”, afirma Giovanna.
Além da jovem, retornam à equipe Bianca Silva, capitã do time, e Marcelle Souza, atleta olímpica, ambas recuperadas de lesão. O grupo busca melhorar o desempenho após o sétimo lugar na etapa de Perth, na Austrália. Se chegarem ao Top 8 da liga ao final das seis etapas do circuito, as Yaras garantem vaga na elite mundial da próxima temporada, além de se garantirem nas finais de 2025. Hoje, a seleção é a 9ª colocada, com 14 pontos, três pontos atrás da Irlanda.
A competição terá transmissão ao vivo pelo Disney+ e pelo aplicativo Rugby Pass, com as finais sendo exibidas também na ESPN.