Thalia Costa chega a marca de 100 tries no Circuito Mundial

Thalia Costa completa marca histórica, mas Brasil perde as duas partidas iniciais do etapa de Perth do Circuito Mundial de rúgbi sevens

A seleção brasileira feminina iniciou a campanha na terceira etapa do Circuito Mundial de rúgbi sevens. As Yaras entraram em campo duas vezes nesta madrugada de sexta-feira (23) pela fase grupos da etapa de Perth, na Austrália. Foram duas derrotas do Brasil, perdendo de 50 a 7 para a Nova Zelândia e de 19 a 12 para o Japão. Apesar disso, a seleção também teve motivo para se orgulhar. Isso porque Thalia Costa se tornou a primeira brasileira na história a alcançar a marca de 100 tries pela SVNS.

A maranhense é a maior artilheira da história da seleção brasileira na competição e foi eleita a melhor atleta da modalidade no Brasil em 2024 pelo COB. Aos 27 anos, Thalia Costa já representou o Brasil em duas Olimpíadas e uma Copa do Mundo.

“Estou muito feliz! Essa marca de 100 tries foi sonhada não só por mim, mas por todo o time. Isso é consequência de todo o trabalho da equipe. Estamos indo passo a passo. O primeiro jogo não foi muito bom, mas melhoramos no segundo. Acredito que vamos fazer os ajustes necessários para sair com a vitória na próxima partida”, comentou Thalia Costa.

Situação no Circuito Mundial de rúgbi sevens

A fase de grupos desta etapa de Perth do Circuito Mundial de rúgbi sevens conta com três grupos com quatro times cada. Assim, apenas as duas melhores equipes de cada chave e os dois melhores terceiros colocados avançam para as quartas de final do torneio. O grupo do Brasil tem Nova Zelândia e Japão com duas vitórias cada, enquanto a seleção brasileira e a Irlanda perderam os dois jogos inciais.

Agora, as Yaras precisam de uma vitória no confronto direto contra a Irlanda para seguir sonhando com a classificação para os playoffs da etapa de Perth. O retrospecto histórico contra as irlandesas é neagtivo para o Brasil, que tem 7 vitórias e 20 derrotas. No entanto, o último duelo entre as equipes, em março de 2024 em Los Angeles, teve vitória brasileira por 28 a 14.

Por fim, vale destacar que o Brasil soma seis pontos nas duas primeiras etapas do SVNS. A pontuação deixa as Yaras na 10ª colocação geral da temporada, fora da zona de playoffs da etapa final.

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller