Seleção se prepara no NAR para a disputa do Sul-Americano

O Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR) recebeu a seleção brasileira de rúgbi para avaliações de salto e velocidade. Os tupis estão se preparando para o Campeonato Sul-Americano em maio, quando jogarão contra Chile, Argentina e Colômbia.

Parte da seleção brasileira já treina diariamente no NAR. Outros atletas fazem suas atividades em academias e centros de treinamento ao redor do Brasil. Em razão das avaliações, porém, a equipe completa se deslocou para o Núcleo.

A avaliação de velocidade, consistiu de um teste de 40 metros, que incluiu as parciais de 10m e 30m. O intuito é identificar as diferentes fases do desempenho da velocidade de cada atleta e compara-las com avaliações anteriores, também realizadas no NAR.

“A velocidade é uma capacidade determinante para o desempenho no rúgbi”, diz o preparador físico da seleção, Felipe Schultz. “Por isso, nesse momento pré competição, a seleção fez uma avaliação no início e no final da preparação para identificar a melhora e como os atletas vão responder no campeonato”.

Este ano, o regulamento do Campeonato Sul-Americano prevê apenas três partidas por equipe. As seis seleções participantes (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai) serão divididas em duas conferências. As partidas então serão disputadas entre as equipes de cada conferência, e não dentro delas, e o campeão será quem conquistar mais pontos ao final das três rodadas.

A seleção enfrentará Chile e Colômbia em São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente, nos dias 5 e 19 de maio, e viajará apenas para jogar contra a Argentina, no dia 12, em Buenos Aires. Com dois jogos em solo nacional, o capitão Yan Rosetti conta com a presença da torcida.

“Vai vir muita gente, então estamos esperando o apoio de todo mundo para nos dar uma força, pois os jogos serão difíceis”, diz o líder da equipe.

Yan também ressaltou a importância das avaliações e da estrutura do NAR para a preparação da equipe.

“Para nós é muito importante ter um lugar para treinar, um lugar para melhorar. A qualidade do NAR, eu acho que é o melhor centro de treinamento que nós temos”, ele diz. “Nosso time é bom, mas está melhorando muito, e um dos motivos para isso é o NAR”.

A seleção brasileira de rúgbi retornará ao NAR na próxima semana para um camp de treinamento entre os dias 2 e 4 de maio, agora com os jogadores relacionados para as três partidas.

Sobre o NAR
O Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR) é uma iniciativa do Instituto Península que atua na avaliação e preparação de atletas e equipes de alto rendimento. Reconhecido como um centro de excelência esportiva e referência internacional em pesquisa científica e prescrição do treinamento esportivo, o NAR também desenvolve um importante trabalho com atletas de base e com crianças e adolescentes que se tornarão grandes indivíduos. Mais do que potencializar os resultados do Brasil nas competições esportivas, o NAR aprimora e inspira atletas de hoje e do amanhã. Com Irineu Loturco como Diretor Técnico, patrocínio da Caixa e apoio da Under Armour e Gatorade, o NAR já atendeu mais de 70 diferentes modalidades e recebe anualmente mais de 1500 atletas.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller