Treinadora neozelandesa é a nova head coach das Yaras

Neozelandesa Crystal Kaua será a nova treinadora das Yaras. Ela fará a sua estreia no Sul-Americano de rugby sevens no fim de outubro

Tem nome novo no comando das Yaras, como é conhecida a seleção brasileira feminina de rugby sevens. Nesta sexta-feira (4), Crystal Kaua foi anunciada como a nova head coach da equipe. Assim, o Brasil terá pela primeira vez uma mulher na função em uma das seleções nacionais da modalidade. A estreia da neozelandesa será no Campeonato Sul-Americano no final deste mês.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Crystal Kaua tem 40 anos e assume o lugar de do britânico Will Broderick, se tornando a primeira mulher na história a treinar as Yaras. A neozelandesa iniciou sua carreira de treinadora no Mie Pearls, um clube do Japão, e em 2021 fez parte da comissão técnica da Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde as Black Ferns ganharam a medalha de ouro. Nos últimos quatro anos, Kaua foi técnica do Chiefs Manawa, onde se sagrou vice-campeã nacional na última temporada do Super Rugby Aupiki, a grande liga neozelandesa.

“Estou empolgada e honrada por assumir essa posição nas Yaras e contribuir com o rugby brasileiro. É um desafio ímpar e uma grande oportunidade de construir estruturas sólidas para a equipe. Vejo um potencial incrível nas atletas: elas têm coração, vigor físico e vontade de se testarem até o limite. É um grupo que busca novos desafios e quer mostrar um jogo cada vez mais veloz, imprevisível e aberto. Tenho o objetivo de ajudar a abrir portas e darmos um passo adiante, sendo ainda mais competitivas contra as melhores seleções do mundo”, diz a nova treinadora.

Primeira mulher no comando das Yaras

Crystal Kaua integra também o programa de desenvolvimento de treinadoras para o alto rendimento promovido pela World Rugby, sob a mentoria de um dos principais nomes da modalidade: o compatriota Wayne Smith, ex-comandante dos All Blacks, seleção masculina da Nova Zelândia. Com a chegada da técnica, o Brasil é o segundo time da elite do rugby sevens feminino a ter uma treinadora no comando, ao lado dos Estados Unidos.

“Ser uma das primeiras mulheres a dar esse passo e assumir uma equipe do Circuito Mundial tem um significado imenso. É uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Espero inspirar as atletas e todas as mulheres que desejam seguir carreira no rugby. Juntas, representaremos o Brasil com muito orgulho no cenário internacional”, afirma.

A estreia de Crystal Kaua no comando das Yaras será no Campeonato Sul-Americano que acontece entre os dias 26 e 27 de outubro no Peru. Maior campeão continental, o Brasil vai em busca do seu 22º título na competição. Em seguida, as Yaras devem dirigir o seu foco para o Circuito Mundial de Rugby Sevens. A primeira etapa será em novembro nos Emirados Árabes Unidos.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller