Yaras XV conquistam vaga histórica na Copa do Mundo

Após vencer Colômbia por 34 a 13, Brasil garante vaga pela primeira vez na Copa do Mundo de Rugby XV Feminino

As Yaras serão a primeira seleção feminina da América do Sul garantida na Copa do Mundo de Rugby XV Feminino. Neste sábado (29), a equipe brasileira bateu a Colômbia no duelo válido pelas eliminatórias da competição. Em jogo único realizado em Assunção, no Paraguai, a vaga veio com 34 a 13 no placar. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBEXINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na última edição, em 2021, Brasil e Colômbia também haviam se enfrentado pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby XV Feminino. Diferentemente de agora, as colombianas levaram a melhor naquela edição. No entanto, as rivais tiveram que disputar a repescagem contra a Escócia e acabaram derrotadas. Desta vez, o confronto sul-americano valeu vaga direta no evento. 

A Copa do Mundo de Rugby XV Feminino vai contar com 16 equipes em sua 10ª edição. O torneio está marcado para acontecer entre agosto e setembro de 2025, na Inglaterra. Além das Yaras, Nova Zelândia, Inglaterra, França, Canadá, Austrália, Estados Unidos, Itália, Irlanda, Escócia, Fiji, África do Sul e Japão já estão garantidos. Dessa forma, restam quatro vagas. 

Em jogo realizado em sede neutra, o Brasil tomou conta da partida desde o início. No primeiro tempo, as Yaras já tinham ampla vantagem no placar e foram para o vestiário com 22 a 8. Na volta do intervalo, o time seguiu pontuando e confirmou a vitória aumentando a distância no marcador.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller