Tupis 7s garantem vaga na divisão de acesso do Circuito Mundial

Tupis fecham 2022 com vaga no Pan-Americano e na divisão de acesso do Circuito Mundial de Rugby Sevens.

A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens atingiu seus objetivos na temporada 2022 ao garantir classificação para os dois principais evento de 2023. A primeira, os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e, a segunda, o World Challenger, 2ª divisão do Circuito Mundial da modalidade. Neste fim de semana (26 e 27), os Tupis foram a San José, na Costa Rica, para encararem o Sul-Americano e terminaram o torneio com o terceiro lugar.

+Marcus D’Almeida é campeão pan-americano de tiro com arco

Os jogos do último sábado (26), valeram a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e o Brasil fez sua parte. Vitória sobre o Paraguai na decisão por 14 a 5, ademias também venceu o time da casa por expressivos 54 a 0.

“Objetivo cumprido: vagas para o Pan e para o Challenger conquistadas! Foi um campeonato muito duro, no qual erramos, acertamos e fomos construindo nossa equipe. O apoio de todos foi fundamental”, assim falou Douglas Rauth, um dos destaques da campanha brasileira.

Semifinal

Dessa forma, com a primeira meta alcançada, o Brasil se preparou para o domingo de mata-mata da competição continental. Contra a Argentina, pela semifinal, os Tupis fizeram uma partida épica. Com tries de Rauth, Nego e Muller, o Brasil abriu 21 a 0 sobre os Pumas, mas viu o rival virar o placar no segundo tempo para 26 a 21.

Na última bola, os Tupis garantiram o try do empate com o jovem Cafu, que jogou neste ano o Sul-Americano Juvenil e se provou revelação importante. Contudo, o chute da conversão que daria a vitória não entrou e a partida foi para a prorrogação com ponto de ouro. Por fim, o Brasil acabou desperdiçando chute de penal e teve um cartão amarelo, dando espaço para o try argentino da vitória: 31 a 26.

Tupis em busca do bronze

Os Tupis não se abalaram e foram para o jogo final contra o Paraguai, valendo a vaga no Challenger. Com isso, o Brasil foi superior todo o tempo e não teve a vitória colocada em risco em momento algum. Assim, os Tries de Varejão e Felipe Sancery abriram 12 a 0. Contudo, os paraguaios chegaram a reduzir antes do intervalo, quando os Tupis jogavam com seis atletas após cartão amarelo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Porém, já recomposto, o Brasil aumentou o ritmo no segundo tempo e chegou a novo try com Rauth, recebendo lindo offload de Nego. Depois, o Paraguai acusou o golpe e Lucas Muller e Varejão correram para os tries da que fecharam a vitória brasileira, com os Yacarés marcando um último try de honra no lance final. Placar terminou em 29 a 12 e vitória brasileira para assegurar a medalha de bronze do Sul-Americano de Rugby Sevens.

Colaboração OTD

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller