Brasil termina ano classificado para a Copa do Mundo feminina

No rugby, o Brasil teve um ano de início de ciclo olímpico com altos e baixos. Considerando que a tradição do país no esporte é quase nula, a classificação da seleção feminina para a Copa do Mundo, derrotando a Argentina na final, foi animadora. No entanto, as “Yaras” acabaram rebaixadas na Série Mundial. No masculino, a equipe não atuou durante o calendário e volta a jogar apenas em fevereiro de 2018.

O ano da modalidade foi dominado pela seleção feminina graças ao calendário das competições. As Yaras começaram o ano de maneira negativa, já que não conseguiram manter-se na divisão de elite da Série Mundial, após terminarem em 11º em junho. A Seleção depende de um convite para poder disputar a próxima edição do torneio.

Recuperando-se do rebaixamento, as Yaras foram muito bem no Sul-Americano. A final contra a Argentina selou a classificação para o Mundial da modalidade, que acontece em 2018. Os dois países se enfrentaram na última rodada e decidiram o título do torneio, que deu ao campeão o direito de disputar em julho do ano que vem, em São Francisco, nos Estados Unidos, a Copa do Mundo de Rugby Sevens.

Nas disputas internas, o Super Sevens, circuito brasileiro da modalidade, teve seis etapas e terminou com o título de Niterói.  A equipe carioca foi campeã da primeira etapa, mas viu o São José vencer as duas que vieram na sequência. A quarta etapa foi ganha pelo Band Saracens. Mas, nas duas últimas, Niterói mostrou sua força ao ganhar ambas para assegurar também o título geral do Super Sevens 2017.

 

As Yaras classificaram-se no Sul-Americano para a Copa do Mundo de Rugby Sevens / Divulgação

Pelo masculino, a seleção brasileira volta a jogar apenas em 2018

A seleção masculina não teve eventos no ano de 2017, ou seja, o ciclo olímpico começa oficialmente para os atletas no começo do ano que vem. Já em preparação para o Sul-Americano, 14 atletas foram chamados para o “camp” que será realizado em São José dos Campos entre os dias 2 e 4 de janeiro.

A lista final da Seleção de Sevens Masculina terá 12 nomes, que representarão os Tupis no Sul-Americano.

 

Colaboração OTD

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller