Yaras vão defender hegemonia do Sul-Americano em Saquarema

Este será o primeiro torneio da Seleção Brasileira em casa desde o Rio 2016. 21ª edição do Sul-Americano será disputada nos dias 10 e 11 de junho.

A Seleção Brasileira de Rugby Sevens Feminino será a anfitriã do Sul-Americano. Está é a primeira vez que as Yaras vão ser as anfitriãs de um torneio internacional desde 2016. O campeonato será realizado nos dias 10 e 11 de junho, na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Pela sétima vez o torneio acontecerá no Brasil.

As partidas vão acontecer no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, conhecido pelo torcedor de futebol por ser onde joga o time local Boavista Sport Club. O evento também será marcado pela solidariedade, não haverá cobrança de ingressos e os fãs de rugby precisarão apenas doar 1 kg de alimento não-perecíveis para assistir aos jogos entre as rivais sul-americanas.

+ Alexandre Rocha disputa o BMW Charity Pro-Am, nos EUA

“Uma emoção sem tamanho viabilizar que as Yaras voltem a disputar um torneio internacional no Brasil depois de seis anos. A última vez foi a estreia nos Jogos Olímpicos, Rio 2016”, destaca Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). 

“Queremos resgatar aquele clima de orgulho e festa e chamar nosso público para lotar as arquibancadas. Afinal, as Yaras são a grande potência do rugby na região e são protagonistas na força do esporte feminino no Brasil”, complementa. 

Além do Brasil, o Sul-Americano conta com a participação de Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai. A campeã do torneio se classifica automaticamente para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados no período de 20 de outubro a 5 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile.

As seleções se dividem em dois grupos de quatro equipes que jogam contra todas do mesmo grupo na sexta-feira. As duas melhores de cada grupo avançam às semifinais no sábado, que ainda terá a grande final e as decisões de 3º, 5º e 7º lugares.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Atletas convocadas

O técnico Will Broderick chamou 12 atletas para defenderem o Brasil no Sul-Americano. De todas, sete estiveram presentes na última etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens, disputada no mês passado na França.

1 Mariana Nicolau (São José)

2 Luiza Campos (Charrua)

3 Rafaela Zanellato (Curitiba)

4 Leila Silva (Leoas)

5 Thalia Costa (Delta)

6 Cláudia Teles (Niterói)

7 Aline Furtado (USP)

8 Marina Fioravanti (Bandeirantes)

9 Gabriela Lima (Charrua)

10 Andressa Alves (Charrua)

11 Larissa Alves (Curitiba)

12 Marcelle Souza (Charrua)

Dia e horas dos jogos do Brasil

Sexta – 10 de junho

Brasil x Guatemala – 10h

Brasil x Uruguai – 12h28

Brasil x Paraguai – 15h26

Sábado – 11 de junho

Semifinais – 10h44 até 11h28

Finais (Ouro e Bronze) – 16h12 até 16h56

Colaboração OTD

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller