Em busca do 19º título, Yaras disputam Sul-Americano de sevens no Uruguai

Equipe brasileira defende uma hegemonia que já dura duas décadas na América do Sul

A seleção brasileira participará de mais uma edição do Campeonato Sul-Americano de Rúgbi Sevens Feminino – Valentin Martínez, nos dias 12 (sexta-feira) e 13 de novembro (sábado), no Uruguai. As Yaras defenderão uma hegemonia que já dura quase duas décadas.

As Yaras se juntaram no grupo A às seleções de Argentina (com o novo apelido de Las Yaguaretés), Costa Rica, Guatemala e Uruguai. O grupo B reúne as seleções de Paraguai, Chile, Colômbia (Las Tucanes), Equador, Panamá e Peru. A campeã e a vice-campeã do torneio se classificarão para a Copa do Mundo de Sevens na Cidade do Cabo, África do Sul, de 9 a 11 de setembro de 2022. Até o momento, Brasil foi o único representante sul-americano neste importante torneio internacional, nas edições de 2009 (Dubai), 2013 (Moscou) e 2018 (São Francisco).

Dentre as 12 atletas convocadas pelo técnico William Broderick para o Valentin Martínez, o destaque é Silvana Santos (foto abaixo) que vestirá pela primeira vez o manto das Yaras e será a 81ª jogadora da história a ingressar na elite da seleção brasileira.

+ Brasil fica em 3º no Americas Pacific Challenge após revisão do regulamento

A meio scrum de 20 anos joga pelo clube Leoas de Paraisópolis e é mais uma atleta revelada pelo projeto social Rugby Para Todos, da comunidade de Paraisópolis. Sil, como prefere ser chamada em campo, coleciona o título de campeã sul-americana juvenil em 2019, e demonstrou que também pode atuar na posição de abertura.

“A comissão técnica procurou equilibrar experiência e juventude nesta convocação. Esperamos que as atletas construam o jogo em cima da série de ajustes e adaptações que fizemos nos treinos pós-Jogos Olímpicos. E deixem todo o empenho em campo jogando com o orgulho de sempre de representar o Brasil”, comentou o técnico William Broderick.

Yaras tóquio seleção brasileira de rugby
Yaras em Tóquio-2020 (Divulgação/CBRugby)

Para a capitã Luiza Campos, o time está confiante em mais um título para o Brasil. “Iremos buscar mais o triunfo com a mesma vontade de sempre. Vamos aproveitar que teremos atletas mais novas e até uma estreante para introduzir elas no rugby internacional. Quanto mais rodagem nestes jogos de alto nível, melhores resultados poderemos alcançar com nosso grupo”, observou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Yaras – Atletas convocadas para o Sul-Americano

1- Luiza Campos (capitã) – 31 anos – Charrua (RS)

2- Raquel Kochhann – 29 anos – Charrua (RS)

3- Mariana Nicolau – 23 anos – São José (SP)

4- Isadora Cerullo – 30 anos – Niterói Rugby (RJ)

5- Marina Fioravanti – 28 anos – Band Saracens (SP)

6- Bianca Silva – 23 anos – Leoas de Paraisópolis (SP)

7- Thalia Costa – 24 anos – Delta Rugby (PI)

8- Aline Furtado – 26 anos – Rugby USP (SP)

9- Silvana Santos – 20 anos – Leoas de Paraisópolis (SP)

10- Andressa Alves – 20 anos – Charrua (RS)

11- Marcelle Souza – 25 anos – Charrua (RS)

12- Gabriela Lima – 27 anos – Charrua (RS)

Programação do Sul-Americano de rúgbi sevens

Valentín Martinez 2021

Jogos – 12 de novembro

Brasil x Costa Rica – 9h22

Brasil x Guatemala – 11h08

Brasil x Argentina – 13h26

Jogos – 13 de novembro

Brasil x Uruguai – 9h22

Semifinal 1 – 12h57

Semifinal 2 – 13h19

Final – 15h43

Colaboração OTD

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller