Feminino vence, mas masculino empata na estreia do Sevens

As Yaras do Rugby Sevens abriram o Pan de Lima com vitória sobre as donas da casa, enquanto os Tupis travaram uma grande batalha com os rivais chilenos.

Nesta sexta-feira, 26, foi dado o pontapé inicial para o Rugby Sevens na edição de 2019 dos Jogos Pan-Americanos. E na sede de Villa Maria Del Triunfo, um dos distritos que formam a Província de Lima, no Peru, as equipes brasileiras tiveram resultados quase opostos. Enquanto o feminino do Brasil venceu as peruanas por 33 a 5, os homens ficaram no empate contra os chilenos: 14 a 14.

+ CONFIRA MAIS SOBRE A MODALIDADE PAN-AMERICANA

E as Yaras, como são conhecidas as atletas brasileiras, foram as primeiras a entrarem em campo. Obviamente, as adversárias contavam com apoio massivo das arquibancadas, mas a torcida do Brasil também se fazia presente. E como na maioria das estreias, o time brasileiro, muito jovem, inciou a partida muito nervoso.

A bola parecia queimar na mão, os nervos impediam a melhor decisão e a hesitação tomou conta dos primeiros minutos. As peruanas sentiram o momento, partiram para cima e fizeram o primeiro try da partida.

Ironicamente, o Brasil passou a jogar melhor saindo atrás no placar. Logo na sequência, Rafaela Zanellato anotou um try e a capitã Raquel Kochhann anotou a conversão, deixando as Yaras em vantagem: 7 a 5.

No início do segundo tempo, Leila dos Santos tomou amarelo e o Brasil ficou com uma a menos. Mas, novamente, na adversidade, a equipe reagiu super bem, desandou a fazer try e definiu a partida. Isadora Cerullo foi a principal pontuadora do Brasil com 12 pontos. As brasileiras ainda enfrentam o México e o Canadá.

Tupis

A vida dos homens brasileiros foi bem mais complicada. A estreia foi diante dos chilenos, grandes rivais sul-americanos e que sempre fazer jogos complicados contra o Brasil no Rugby Sevens. O jogo foi bem nervoso, muito físico e tenso. Daniel Sancery abriu o placar com um try, mas o Chile empatou no minuto final do primeiro tempo, também com um try.

Lucas Duque voltou a deixar o Brasil em vantagem na segunda etapa, mas os chilenos correram atrás e deixaram tudo igual em 14 a 14 a dois minutos do fim do jogo.

Qualquer vacilo poderia ser fatal e nenhuma das equipes queria sair da estreia com uma derrota. Os Tupis até tiveram a última posse de bola, mas o cansaço e a força do rival impediram uma vitória no fim. Com o resultado, Brasil e Chile ainda possuem chances de classificação e ambos ainda enfrentarão os Estados Unidos e Guiana.

João Fraga

Mais em​ Pan 2019Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller