Brasil estreia no World Rugby U20 Trophy em São José dos Campos

Competição que vale vaga na elite do Rugby mundial sub-20 acontece no entre os dias nove e 21 de julho

O mundo do rugby estará em São José dos Campos em julho. No próximo mês, a cidade no interior de São Paulo receberá o World Rugby U20 Trophy. A competição, que teve seu lançamento na manhã desta terça-feira (25), na capital paulista, contará com a presença de Tonga, Uruguai, Portugal, Hong Kong, Japão, Quênia, Canadá, além da Seleção Brasileira. A equipe que conquistar o título do torneio se garante na disputa do Mundial da categoria.

O World Rugby U20 Trophy é uma espécie de “segunda divisão” do rugby mundial. Isso porque o campeão conquista a vaga no Mundial da categoria, que acontecerá em 2020, sem data e local definidos. O torneio conta com representantes de seis continentes, definidos através de classificatórias continentais, o país sede, no caso de 2019 o Brasil, e a seleção rebaixada da elite da modalidade no ano anterior, que no caso é o Japão.

Estreando em competições deste porte no World Rugby U20 Trophy de 2019, o Brasil vai para a competição com os pés no chão. “Sabemos a nossa realidade. Vamos estrear contra o Japão, que é o favorito do torneio e temos conhecimento da dificuldade. Queremos ganhar um dos três jogos da primeira fase e consequentemente ir para a disputa do quinto lugar”, comentou Julio Faria, manager da Seleção Brasileira de Rugby sub-20.

Além de estrear contra os japoneses, que vem de um rebaixamento da elite do rugby no último ano mas conquistaram o World Rugby U20 Trophy em 2017, o Brasil terá pela frente o Quênia e o Uruguai, no grupo B da competição. Já na outra chave, Canadá, Portugal, Tonga e Hong Kong se enfrentam, com as partidas ocorrendo nos dias 9, 13 e 17 de julho, no estádio  Martins Pereira. Após a fase de classificação, o primeiros colocados das duas chaves duelam pelo título da competição, as seleções que acabarem em segundo lugar na fas fazem o jogo pela medalha de bronze, o terceiros disputam o quinto lugar e os quartos decidem o sétimo, com as quatro partidas sendo disputadas no dia 21.

Ansiedade e nervosismo para a estreia 

Já concentrada para a disputa do World Rugby U20 Trophy, a Seleção Brasileira não esconde o nervosismo e a ansiedade. Segundo Lucas Spago, que joga como abertura no Brasil, a equipe está concentrada no que pode fazer na competição. “Estamos concentrados já, todos juntos e sabemos que temos que pensar em um jogo de cada vez. Primeiro é o Japão, que é o favorito, depois o Quênia e por último o Uruguai, que é um rival continental. Precisamos pensar em um de cada vez, mas sabemos que vamos sair do World Rugby U20 Trophy jogadores muito melhores do que quando entramos”, finalizou o atleta.

 

 

Paulo Chacon

Mais em​ Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller