Lucas Verthein conquista seu nono título sul-americano

Principal remador do Brasil se sagrou campeão de prova realizada em Assunção, no Paraguai

Lucas Verthein começou com o pé direito sua trajetória rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. O principal remador brasileiro da atualidade conquistou, no último fim de semana, seu nono título no Sul-Americano de Remo, realizado em Assunção, no Paraguai.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

A conquista veio com um tempo de 6’54” — marca expressiva, considerando as condições adversas da raia paraguaia, com correnteza contra no final. “Foi uma prova de paciência, resistência e superação. Um ótimo teste para esse início de ciclo olímpico”, avaliou o atleta do Botafogo e do Time Brasil.

Diferente da estratégia que costuma adotar, Lucas não liderou desde o início. Desta vez, teve que buscar a vitória na segunda metade da prova, o que considera um indicativo positivo de evolução.

“Geralmente, já forço e busco a ponta logo na largada. Mas foi diferente desta vez. Foi uma prova em que pude me testar vindo de trás. Superei os adversários ali na segunda metade da prova, que é uma característica que geralmente não tinha. Mas foi um grande teste para começar a ver questões de velocidade do meu barco e como estou buscando uma evolução. Ser campeão sul-americano e ter esse domínio no continente é sempre muito bom. Feliz por levar o Brasil ao topo novamente”, explicou.

Agora, o foco de Verthein está na Seletiva Nacional e no Campeonato Brasileiro de barcos curtos, que acontecem entre os dias 7 e 13 de abril, em São Paulo. A seletiva define os representantes brasileiros em competições internacionais, como as etapas da Copa do Mundo e o Campeonato Mundial.

Com duas olimpíadas no currículo, Lucas quer mais. “Espero reafirmar meu desempenho e garantir vaga nas principais competições da temporada. Vamos seguir sempre em busca de mais”, concluiu o remador.

+ Renê Pereira volta à seleção de remo após cogitar aposentadoria

Gabriel Turolla

Mais em​ Remo

Últimos títulos em jogo foram definidos em regatas realizadas na Raia Olímpica da USP, em São Paulo
Flamengo sobe ao pódio em cinco das seis provas disputadas neste sábado (12) pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo
A dupla poderia buscar a vaga para a última Olimpíada em um torneio na Suíça, mas resolveu ficar no Brasil e ajudar as famílias do Rio Grande do Sul
Além do Sul-americano, o Brasil ainda tem como desafio este ano o Mundial de Xangai, na China, entre os dias 21 a 28 de setembro