Diana e Jairo ficam em 6º lugar no skiff duplo misto do Mundial

Dupla brasileira ficou em sexto lugar na final do skiff duplo misto PR3 no Mundial de remo

A dupla brasileira formada por Diana Barcelos e Jairo Klug ficou em sexto lugar na final do skiff duplo misto da classe PR3 no Mundial de remo paralímpico, em Belgrado, na Sérvia, nesta sexta-feira (8). Eles completaram a prova em 8min43s74, 36 segundos atrás dos vencedores. Outro brasileiro no dia, Renê Pereira ficou em quinto lugar na semifinal do single skiff PR1 masculino e não avançou para a final.

Vindos de uma vitória na bateria de repescagem, Diana e Jairo largaram na raia 3 da final, competindo contra outros cinco barcos. Os brasileiros não fizeram uma boa largada e ficaram para trás desde o início, passando em último lugar em todas as parciais, sempre aumentando a vantagem. No fim, concluíram os 2.000m de disputa com 8min43s74.

Sem vaga paralímpica

Com o desempenho, a dupla ficou sem vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Isto porque o Mundial distribuiu cotas para os cinco primeiros da final. Diana e Jairo terão a oportunidade de se classificar para a Paralimpíada através da Regata Qualificatória Continental das Américas.

Os australianos Nikki Ayers e Jed Altscwager levaram a medalha de ouro, marcando 8min07s07. Os estadunidenses Gemma Wollenschlaeger e Todd Vogt levaram a prata, com 8min15s22, enquanto os franceses Elur Alberdi e Laurent Cadot completaram o pódio, marcando 8min27s09. Diana e Jairo ficaram a 36 segundos do ouro e a 16 segundos do pódio.

Outro brasileiro em ação no Mundial de remo nesta sexta-feira, Renê Pereira ficou em quinto lugar em sua semifinal e não avançou para a disputa de medalhas do single skiff PR1 masculino. Ele anotou o tempo de 9min41s09, ficando quase 20 segundos atrás do britânico Benjjamin Pritchard, que venceu a bateria. Seis atletas participaram da série, mas apenas os três primeiros se classificaram para a final A. Dessa forma, o brasileiro disputará a final B, que define o posicionamento do 7º ao 12º lugar.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaRemo

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)