Confusão no Carioca de remo na Lagoa Rodrigo de Freitas

Confusão marca regata final do Campeonato Carioca de Remo qna Lagoa Rodrigo de Freitas. Botafogo ficou com o título, mas Flamengo

Um dos torneios esportivos mais tradicionais do Brasil, a 125ª edição do Campeonato Carioca de remo foi marcada por uma confusão na Lagoa Rodrigo de Freitas. Campeão da edição anterior em 2021, o Flamengo não cumpriu com o protocolo no final do torneio, onde a equipe deveria entregar o troféu para os atletas do Botafogo que foram os campeões neste domingo (16).

+ Flamengo e Fluminense vencem jogos de ida da semi do Carioca

O título alvinegro foi confirmado apenas na última regata da competição, na disputa do oito com. O Flamengo estava com apenas quatro pontos de vantagem antes da prova na classificação geral e quem ganhasse a prova final ficaria com o título estadual. O barco do Botafogo, com Lucas Verthein; Gabriel Soares; Uncas Tales Batista; Jean Marcelin; Pedro Henrique Alves; Renato Cezar Cataldo; Marcelo de Almeida; Diego Nazário e Ian Vitor Amâncio; acabou vencendo a prova, conquistando o título carioca para o time Estrela Solitária.

Litígio sobre o título

A taça do Campeonato Carioca deveria ter sido deixada pelo Flamengo na sede da federação estadual de remo para a entrega aos campões, mas a taça não apareceu na hora do pódio. O Flamengo alega que o campeonato não está definido, já que uma prova da quinta regata do torneio, no skiff duplo peso leve sub-23, está sub judice e que o seu resultado pode alterar o título estadual.

“A Federação não pode decretar um campeão estadual porque existe uma prova no tribunal sub judice que ainda precisa ser julgada. O processo está aberto há mais de 40 dias, desde o dia 5 de setembro, dia seguinte à 5ª regata”, afirmou o vice-presidente de remo do Flamengo, Raul Baggatini.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O pódio da competição acabou marcado por uma confusão entre representantes das duas agremiações. Um atleta do Flamengo chegou a agredir o pai de Unca Tales, membro do oito com alvinegro. “Lamentável o que aconteceu no fim quando era apenas para ser uma festa do Botafogo. Teve remador do Flamengo agredindo o pai de um atleta nosso. Pra que isso? Entende-se que uma derrota dói, ninguém gosta de perder, mas somos esportistas e estamos aqui para dar exemplo. Às vezes perdemos, como foi nas duas últimas edições, outras vezes ganhamos, como hoje e num passado bem recente. O que importa é que merecemos esse título e que as coisas voltaram ao seu curso normal nas águas da Lagoa”, declarou o atleta olímpico Lucas Verthein, remador do Botafogo.

Federação reconhece título para o Botafogo

Em comunicado oficial, a Federação de Remo do Rio de Janeiro (Frerj) lamentou a confusão após a final do Campeonato Carioca. Mas a entidade também reforçou que o Botafogo é o campeão estadual. Veja a nota abaixo:

No final, a taça do Campeonato Carioca de Remo foi entregue ao Botafogo. Os membros da equipe alvinegra desfilaram com o troféu no Estádio Olímpico Nilton Santos antes da partida do Brasileirão contra o Internacional.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Remo

Últimos títulos em jogo foram definidos em regatas realizadas na Raia Olímpica da USP, em São Paulo
Flamengo sobe ao pódio em cinco das seis provas disputadas neste sábado (12) pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo
A dupla poderia buscar a vaga para a última Olimpíada em um torneio na Suíça, mas resolveu ficar no Brasil e ajudar as famílias do Rio Grande do Sul
Além do Sul-americano, o Brasil ainda tem como desafio este ano o Mundial de Xangai, na China, entre os dias 21 a 28 de setembro