Brasil termina sul-americano com cinco ouros e 27 medalhas

Brasil ganhou quatro ouros nas provas do para-remo no último dia do sul-americano sub-23 e júnior de remo.

No segundo dia de provas finais do Sul-Americano de Remo 2022, a Seleção Brasileira de Remo conquistou mais quatro medalhas de ouro, fechando sua participação no evento com 5 ouros, 13 pratas e 9 bronzes. No ranking oficial do campeonato, o Brasil ficou na 4ª posição, atrás de Argentina, Chile e Uruguai. O evento aconteceu em Porto Alegre, entre 25 e 27/03.

No quadro oficial de medalhas, o Brasil levou uma medalha de ouro, 11 de prata e 9 de bronze. No para-remo, apenas as provas de Single Skiff PR1 contavam para pontuação no campeonato, as outras provas são extras ao programa oficial do evento. A Argentina foi campeã com 11 ouros, Chile vice com 7 ouros e Uruguai em terceiro lugar com 6 ouros.

O troféu de campeão do Sul-Americano de Remo 2022 homenageou a atleta Dulce D’Avila Bandeira. Remadora do Grêmio Náutico União, ela foi a primeira mulher brasileira da história a subir ao lugar mais alto do pódio na prova de Single Skiff em campeonatos brasileiros. O troféu de vice-campeão levou o nome de Breno Manczck, treinador do GNU que ensinou Dulce a remar e a levou para o campeonato brasileiro.

Líderes do quadro de medalha, remadores argentinos fazem festa ao final do evento (CBR/Max Peixoto)

No sábado, João Victor Lopes já havia sido campeão sul-americano júnior no single skiff masculino, e o Brasil também levou outras nove medalhas no primeiro dia de finais.

Barcos paralímpicos são destaques no domingo

Os destaques de domingo, 27/03, foram os barcos paralímpicos. Josiane Lima e Leandro Sagaz, do Aldo Luz (SC), conquistaram o primeiro ouro do dia no Double Skiff Misto PR2. Logo em seguida, Diana Barcelos, do Flamengo (RJ), e Valdeni Junior, do Aldo Luz (SC), levaram mais um ouro para o Brasil no Double Skiff Misto PR3. No final da manhã, Michel Pessanha garantiu o terceiro ouro no Single Skiff Masculino PR2. Fechando a manhã, Salvador Maike e Adeilso Freitas conquistaram o ouro no Dois Sem Masculino PR3.

Foram 14 provas disputadas no primeiro dia e 16 provas no segundo, todas nas categorias Júnior, Sub 23 e Para-Remo. As disputas foram realizadas na distância de 1500m com seus resultados aferidos por photo finish. Ao todo, foram convocados 46 atletas para a Seleção, sendo 10 para-remadores. Além das provas oficiais de Single Skiff, foram realizadas outras quatro provas extras paralímpicas de duplas, todas com participação de brasileiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A prova mais acirrada do dia foi o Double Skiff Masculino Júnior, com Brasil e Argentina brigando pela primeira posição. A diferença, confirmada pelo photo finish, foi de 0.03 segundo, com vantagem para o barco argentino. No Double Skiff Sub 23 Peso Leve, novamente photo finish confirmou o resultado: 0.52 segundo de vantagem para o Uruguai, deixando o barco brasileiro com a medalha de prata da categoria.

Todos os atletas olímpicos eram das categorias Júnior e Sub 23, e se classificaram para o evento na Qualificação 01, realizada em Porto Alegre e no Rio de Janeiro em 17 e 18/02. A equipe chegou na Ilha do Pavão ainda na semana anterior para um período de preparação.

(CBR/Max Peixoto)

O vento dificultou a realização das provas de sábado, sendo necessário cancelar uma prova e suspender a regata no final da manhã, após oito provas finalizadas. O resto da disputas foram realizadas no final do dia, com partidas a cada 10 minutos a partir das 17h30.

Confira os resultados dos brasileiros neste domingo pelo sul-americano de remo

Ouro- Michel Pessanha (PR2 M1x) 07:11.85

Ouro- Josiane Lima, Leandro Sagaz [PR2 Mix2x (B)] S/T

Ouro- Adeilso Freitas, Salvador Maike (PR3 M2-) 05:54.22

Ouro- Valdeni Junior, Diana Barcelos (PR3 Mix2x) 05:34.73

Prata- Tomás Levy (BM1x) 05:11.60

Prata- Jessica Gomes, Michel Pessanha [PR2 Mix2x (A)] 07:11.85

Prata- Lara Pizarro, Ana Júlia Ferreira (JW2-) 05:45.71

Prata- Valdeni Junior, Luis Salas (ARG) (PR3 M2-) 05:57.75

Prata- Daniel Passold, Arthur Veiga (JM2-) 05:24.64

Prata- João Victor Siqueira, Predo Schmitz (JM2x) 05:02.10

Prata- João Vinicius Batista, Marcelo Barbosa (BLM2x) 04:56.37

Prata- Thalita Soares, Joice Silva (BLW2x) 05:43.74

Bronze- Lorrayne Lane (BW1x) 06:10.68

Bronze- Maria Fernanda Nunes, Helen Belony, Giulia Santos, Julia Moreno (JW4x) 05:29.59

Bronze- Lorrayne Lane Araújo, Juddy Milla Pasos (BW2x) 05:40.31

Bronze- Arthur Aguiar, José Gomes, Daniel Passold, Pedro Carvalho, Enrico Pizarro, Pedro Schmitz, Victor Itagiba, Pedro Cabral, João Pedro Silva (JM8+) 04:36.56

Bronze- Ana Júlia Ferreira, Lara Pizarro, Lavínia Pacheco, Jennifer Almeida, Vitória Thalita

Brandão, Giulia Santos, Julia Moreno, Alice Andrelino, Tim: João Pedro Silva (JW8+) 05:16.17

4º- Tomás Levy, Jean Marcelin Filho, Gustavo Gouveia, Piedro Tuchtenhagen (BM4x) 04:40.70

Colaboração OTD

Mais em​ Remo

Últimos títulos em jogo foram definidos em regatas realizadas na Raia Olímpica da USP, em São Paulo
Flamengo sobe ao pódio em cinco das seis provas disputadas neste sábado (12) pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo
A dupla poderia buscar a vaga para a última Olimpíada em um torneio na Suíça, mas resolveu ficar no Brasil e ajudar as famílias do Rio Grande do Sul
Além do Sul-americano, o Brasil ainda tem como desafio este ano o Mundial de Xangai, na China, entre os dias 21 a 28 de setembro