Brasil fatura três ouros, 12 pratas e 10 bronzes no Sul-Americano

As vitórias do Brasil no Sul-Americano de remo foram no Single Skiff Masculino PR1, no Quatro Sem Feminino Júnior e no Dois Sem Masculino Peso Leve

Terminou neste domingo o Campeonato Sul-Americano de Remo 2021, realizado de 17 a 19 de dezembro em Asunção, no Paraguai. O Brasil conquistou 3 medalhas de ouro, 12 de prata e 10 de bronze. As vitórias brasileiras foram no Single Skiff Masculino PR1, no Quatro Sem Feminino Júnior e no Dois Sem Masculino Peso Leve.

+Tomás Garcia Levy conquista a prata no single skiff

A primeira medalha de ouro no Sul-Americano de remo foi conquistada por Renê Pereira no Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x). “Após os jogos de Tóquio, comemorações e longo período em inatividade, tive receio de não mais querer me manter em alto rendimento. Essa conquista dedico a minha espos aque sempre esteve ao meu lado e que tem se mostrado uma verdadeira guerreira nesses últimos dois meses após um diagnóstico de câncer de mama que nos pegou de surpresa”, contou o atleta em uma postagem nas redes sociais.

Renê Pereira conquisto a medalha de ouro no Single Skiff Masculino PR1 Sul-Americano de remo

Renê Pereira conquisto a medalha de ouro no Single Skiff Masculino PR1

No segundo dia de provas do Sul-Americano de remo, Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann, Lara Pizarro e Gabriela Bertoglio conquistaram o segundo ouro do Brasil no Quatro Sem Feminino Júnior. “A experiência foi muito gratificante, porque treinamos muito para isso. A gente estava muito focada para ganhar essa competição, ter conquistado essa medalha foi muito importante,” explicou a remadora Shaiane Ucker em entrevista para a Federação Paraguaia. O terceiro ouro foi conquistado no Dois Sem Masculino Peso Leve pela dupla Vangelys Reinke e David Souza.

Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann, Lara Pizarro e Gabriela Bertoglio conquistaram o segundo ouro do Brasil no Quatro Sem Feminino Júnior Sul-Americano de remo

Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann, Lara Pizarro e Gabriela Bertoglio conquistaram o segundo ouro do Brasil no Quatro Sem Feminino Júnior

As disputas do Sul-Americano de remo foram realizadas na raia da Costanera sob forte calor (38°C com sensação térmica de 43°C) e condições adversas. A raia não possuía balizamento Albano, houve redução da distância de provas para 1300m e bancos de areia devido a baixa do rio. Por outro lado, o evento contou com grande participação dos países latino-americanos, somando 167 atletas da Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Chile, Peri, Bolívia, Venezuela, Equador, México e Paraguai.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No resultado geral do Campeonato Sul-Americano de remo, os atletas se mostraram contentes. Diego Nazário, ao receber a medalha de prata no Single Skiff Masculino Peso Leve (LM1x), contou: “gostei muito de competir aqui, uma grande competição. Estou muito feliz e agradeço a toda a Seleção Brasileira e a Federação do Paraguai.”

No Dois Sem Masculino Peso Leve, ouro para a dupla Vangelys Reinke e David Souza Sul-Americano de remo

No Dois Sem Masculino Peso Leve, ouro para a dupla Vangelys Reinke e David Souza

Beatriz Tavares, prata no Single Skiff Feminino (W1x) contou que o resultado foi positivo: “A prova foi bem dura, porque eu tinha adversárias fortes, a Antonia [Abraham, do Chile] e a Alejandra [Alonso, do Paraguai]. Eu acredito que fiz uma boa prova, mas acabei perdendo um pouco a reta. Fui para fora da raia e acabei me prejudicando um pouco por isso. Mas o resultado foi muito positivo, estou bem feliz.”

ATLETASPROVARESULTADO
Renê PereiraPR1 M1x1º Lugar Final A
Vangelys Pereira, David FariaLM2-1º Lugar Final A
Shaiane Ucker, Maria Fuhrmann,
Lara Pizarro, Gabriela Bertoglio
JW4-1º Lugar Final A
Bruna AraújoPR1 W1x2º Lugar Final A
Beatriz Cunha Tavares CardosoW1X2º Lugar Final A
Diego Donizetti NazárioLM1X2º Lugar Final A
Maria Fernanda Nunes, Julia dos SantosJW2X2º Lugar Final A
Marcelo Barbosa, Gustavo OlivaJM2X2º Lugar Final A
Shaiane Ucker, Maria do Carmo FurhmannJW2-2º Final Lugar A
Beatriz Cardoso, Nathalia Barbosa,
Dayane Santos, Chloé Gorski
W4x2º Lugar Final A
Vangelys Reinke, David Faria,
Iago Rodrigues e Heitor dos Santos
LM4-2º Lugar Final A
Marcelo Barbosa de Almeida, Pedro Schmitz
Gustavo Oliva, João Pedro Cabrera
JM4X2º Lugar Final A
Warley Rocha, Emanuel Borges
Evaldo Becker, Piedro Tuchtenhagen
LM4X2º Lugar Final A
Marcelo Barbosa, Pedro Andrade,
Gustavo Gouvea, João Cabrera
JM4x2º Lugar Final A
Ana Julia Ferreira, Lorrayne Melo,
Vitoria Villas Boas, Giulia Santos
Mariana Funari, Ana Luiza Marques,
Shaiane Ucker, Evelen Cardoso,
Ian Vitor Amâncio
W8+2º Lugar Final A
Marcelo Barbosa de AlmeidaJM1X3º Lugar Final A
Tomás LevyM1X3º Lugar Final A
Isabelle Falck, Milena MatiasW2-3º Lugar Final A
Antonia Motta, Sofia IbargurenLW2x3º Lugar Final A
Beatriz Cardoso, Nathalia BarbosaW2x3º Lugar Final A
Evaldo Becker Morais, Piedro TuchtenhagenLM2X3º Lugar Final A
Tomas Garcia Levy, Bernardo Timm BoggianM2X3º Lugar Final A
Milena  Viana, Isabelle Falck 
Mariana  Macedo, Agnes Nadine
W4-3º Lugar Final A
Bryan Bravim Costa, Robson Radman
Raphael Luciani, Diogo Alex Volkmann 
JM4-3ºLugar Final A
Sebastian Solari, Augusto Knoll,
Marcelo Evangelista, Breno Soares
Daniel Lima, Facundo Duarte,
Luis Faria, Erick Oliveira, Yan Costa
M8+3º Lugar Final A
Vanessa Cozzi de CastroLW1X4º Lugar Final A
Helen BelonyJW1x4º Lugar Final A
Willian Giaretton, Gabriel CamposM2-4º Lugar Final A
Robson Radmann
Bryan Bravim
JM2-4º Lugar Final A
Gabriel Alves de Moraes
Willian Karllos Giaretton
M2-4ºLugar Final A
Diego Nazário, Christian Barbosa,
Vinicius Delazeri, Emanuel Borges
M4x4º Lugar Final A
Sebastian Ananias Solari, Fabio José Moreira
Alef da Rosa Fontoura, Matheus Freitas
M4-Desclassificado

O vencedor do Prêmio Brasil Olímpico na modalidade remo e representante do remo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Lucas Verthein, infelizmente ficou de fora deste Sul-Americano de remo por motivos de saúde. Ele disputaria o Single Skiff Masculino. Na prova do Quatro Sem Masculino (M4-), o Brasil estava inscrito, porém foi desclassificado por uma infração.

A equipe chegou ao Paraguai no dia 14/12. para a disputa do Sul-Americano de remo Ao todo, 62 atletas formavam a Seleção Brasileira de Remo, sendo 2 nas categorias paralímpicas. Eles foram acompanhados pelos técnicos Bernhard Stomporowski (Flamengo), Fernando Mello (Corinthians), Letícia Muziol (Flamengo), Oguener Tissot (Centro Português) e Paulo Vinicius de Souza (Botafogo).

Também fazia parte da Comissão Técnica o coordenador de para-remo da CBR Fernando Carvalho Neto, o fisioterapeuta Rafael Jacob, o gerente técnico da CBR Marcello Varriale e o auxiliar de logística Paulo Henrique Macário. A presidente da CBR Magali Moreira e vice-presidente Marcos Polchowicz também estiveram em Asunción prestigiando o evento.

A Seletiva que definiu a convocação para o Sul-Americano de remo foi realizada entre os dias 11 e 13/11 na Lagoa Rodrigo de Freitas. Foram 51 atletas de 10 clubes que atingiram o índice para disputar 21 provas do programa. Os atletas que não atingiram o índice na etapa Seletiva e disputaram o evento foram responsáveis pelas despesas de participação.

Colaboração OTD

Mais em​ Remo

Últimos títulos em jogo foram definidos em regatas realizadas na Raia Olímpica da USP, em São Paulo
Flamengo sobe ao pódio em cinco das seis provas disputadas neste sábado (12) pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo
A dupla poderia buscar a vaga para a última Olimpíada em um torneio na Suíça, mas resolveu ficar no Brasil e ajudar as famílias do Rio Grande do Sul
Além do Sul-americano, o Brasil ainda tem como desafio este ano o Mundial de Xangai, na China, entre os dias 21 a 28 de setembro