Botafogo é campeão no último Campeonato Brasileiro de remo de Fabiana Beltrame

O Campeonato Brasileiro de Remo foi disputado neste fim de semana no Estádio da Lagoa, no Rio de Janeiro, e terminou com o Botafogo. O torneio marcou a despedida de Fabiana Beltrame, a mais vencedora atleta da modalidade no país. Com três olimpíadas na carreira (2004, 2008 e 2012) e o título mundial no skiff simples leve em 2011, ela decidiu encerrar a carreira aos 34 anos e ganhou quatro medalhas de ouro em sua última competição.

“O que sinto é um misto de alegria e tristeza. Alegria por todas as coisas que conquistei e uma pontinha de tristeza, por que sei que vou sentir muita falta disso tudo. Agora é curtir a família”, afirmou a remadora, que ganhou as provas de double skiff senior, double skiff peso leve, four skiff e 8+.

“Me orgulho bastante da minha carreira. Acho que foi vitoriosa. Contribui muito para a divulgação do remo. Hoje recebi uma homenagem e me emocionei muito. Passa um filme na minha cabeça de tudo que aconteceu. São 19 anos de dedicação intensa, o remo é minha vida”, disse Fabiana, que além de ter sido campeã mundial em 2011, foi ouro duas vezes em Jogos Sul-Americanos (2002 e 2010) e prata também duas vezes em Jogos Pan-americanos (2011 e 2015), e encerra sua participação em competições nacionais com 32 títulos.

Fabiana Beltrame competiu pelo Vasco, que acabou como vice-campeão do Campeonato Brasileiro, com seis medalhas de ouro. As quatro conquistadas por Fabiana Beltrame e no double skiff masculino e no double skiff peso leve. O título ficou com o Botafogo, que ganhou 13 medalhas de ouro, mais do que o dobro do que o segundo colocado.

O destaque botafoguense foi Lucas Verthein, uma das grandes promessas do remo brasileiro. O remador, que recentemente ganhou uma medalha de bronze no Mundial Júnior, participou de cinco das 13 conquistas do Alvinegro. Quatro delas foram na categoria júnior, double skiff, four skiff, oito+ e quatro sem, e uma na principal, oito+.

 

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Remo

Últimos títulos em jogo foram definidos em regatas realizadas na Raia Olímpica da USP, em São Paulo
Flamengo sobe ao pódio em cinco das seis provas disputadas neste sábado (12) pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo
A dupla poderia buscar a vaga para a última Olimpíada em um torneio na Suíça, mas resolveu ficar no Brasil e ajudar as famílias do Rio Grande do Sul
Além do Sul-americano, o Brasil ainda tem como desafio este ano o Mundial de Xangai, na China, entre os dias 21 a 28 de setembro