Seleção disputa no Mundial Sênior primeiras vagas para Tóquio

Evento acontecerá na Áustria e abre calendário com competições classificatórias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Inicia neste domingo, 25/08, o Campeonato Mundial de Remo Sênior 2019, último evento internacional da temporada 2019 e o primeiro evento de classificação aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. A Seleção Brasileira de Remo participa com 13 atletas em seis provas. As disputas ocorrem na cidade de Linz, na Áustria, e vão até o dia 01/09.

A equipe formada por cinco atletas olímpicos e oito atletas paralímpicos viajou para a Áustria no dia 20/08, acompanhada pelos técnicos Bernhard Stomporowski (Flamengo), Guilherme Soares (CBR), Frederic Mallrich (Flamengo) e Fernando Carvalho (CBR). Também fazem parte da missão o fisioterapeuta Rafael Jacob, o coordenador técnico da CBR Marcello Varriale e o presidente da CBR Edson Altino Pereira Júnior.

Na equipe paralímpica, Renê Pereira compete no Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x). O brasileiro conquistou a medalha de prata da categoria na 3ª Etapa da Copa do Mundo 2019, realizada em julho, e ficou com a 5ª posição no Mundial Sênior 2018. Em Linz, 27 barcos disputam sete vagas para Tóquio. Renê é atualmente atleta do São Salvador (BA).

Josiane Lima e Michel Pessanha também estão na disputa pela vaga em Tóquio, a dupla compete no Double Skiff Misto PR2 (PR2 Mix2x). Na raia de Linz, em 2018, Josiane e Michel conquistaram a prata da categoria na 2ª Etapa da Copa do Mundo. No mesmo ano, ficaram com a 4ª posição no Mundial Sênior. A prova possui 12 inscritos e oito vagas para os Jogos Paralímpicos. Josiane rema atualmente pelo Aldo Luz (SC) e Michel pelo Flamengo (RJ).

Estreando no Mundial, o barco Quatro Com Misto PR3 (PR3 Mix4+) fecha o time paralímpico na disputa pelas vagas em Tóquio. A equipe formada pelos atletas Angel Santos, Diana Barcelos, Erik Lima, Jairo Klug e Jucelino Silva passou o último mês em concentração no Rio de Janeiro. A dupla Diana e Jairo já disputou o Mundial Sênior em 2017 e 2018, conquistando ouro nas duas vezes pelo Double Skiff Misto PR3 (PR3 Mix2x). São oito vagas disponíveis para Tóquio e 17 barcos estão inscritos na categoria. Os atletas Angel, Diana e Jucelino remam atualmente pelo Flamengo (RJ), Erik pelo Capibaribe (PE) e Jairo pelo Pinheiros (SP).

Na equipe olímpica, o Brasil disputa vaga em Tóquio com o barco Dois Sem Masculino (M2-), formado pelos irmãos Xavier Vela Maggi e Pau Vela Maggi. A dupla conquistou a medalha de prata da categoria nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. São 11 vagas disponíveis para os 29 barcos inscritos na categoria. Xavier e Pau remam atualmente pelo Flamengo (RJ).

Também competem no Mundial Sênior pela equipe olímpica os barcos Single Skiff Masculino Peso Leve (LM1x), com o atleta Uncas Tales Batista, e Dois Sem Masculino Peso Leve (LM2-), formado por Vangelys Reinke e Emanuel Borges. Estes barcos, no entanto, não disputam vagas na Olimpíada, pois são categorias não-olímpicas. Uncas é bicampeão do Single Skiff Peso Leve Sub 23 (BLM1x) e agora segue na busca por medalhas na categoria Sênior. Uncas é atleta do Botafogo (RJ), Vangelys e Emanuel remam pelo Flamengo (RJ).

Vagas para Tóquio 2020

A classificação de barcos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 será feita através de quatro eventos, sendo o primeiro o Mundial Sênior 2019. As vagas seguintes serão disputadas na Regata Continental, em abril de 2020, e na Regata Final de Qualificação, em maio de 2020. Esta última com duas etapas separadas: olímpica e paralímpica.

Tanto na Olimpíada quanto na Paralimpíada, cada país pode classificar apenas um barco por prova masculina e feminina. As provas de remo terão paridade de gênero, com o mesmo número de atletas homens e mulheres competindo. No Mundial Sênior 2019, as vagas são conquistadas pelos barcos e os países podem mudar sua formação posteriormente. Nas regatas seguintes, as vagas classificam o barco e os atletas.

Otávio Freire

Mais em​ Remo

Últimos títulos em jogo foram definidos em regatas realizadas na Raia Olímpica da USP, em São Paulo
Flamengo sobe ao pódio em cinco das seis provas disputadas neste sábado (12) pelo Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo
A dupla poderia buscar a vaga para a última Olimpíada em um torneio na Suíça, mas resolveu ficar no Brasil e ajudar as famílias do Rio Grande do Sul
Além do Sul-americano, o Brasil ainda tem como desafio este ano o Mundial de Xangai, na China, entre os dias 21 a 28 de setembro