COB abre as votações do Prêmio Brasil Olímpico 2022

COB divulga indicados de duas das principais categorias do Prêmio Brasil Olímpico.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou neste domingo (15) os indicados de duas das principais categorias do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2022. Os vencedores do Atleta da Torcida e do Prêmio Inspire serão escolhidos pelo público através do site pbo.cob.org.br. A votação fica aberta até momentos antes do final da cerimônia de gala do esporte brasileiro, que acontece no dia 2 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. 

+Hugo Calderano é campeão do WTT de Durban

Para concorrer ao Atleta da Torcida, o COB selecionou grandes nomes do esporte nacional que se destacaram no ano de 2022 e possuem forte engajamento nas redes sociais. Estão na disputa: Alison dos Santos (atletismo), Ana Marcela Cunha (águas abertas), Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D´Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística). Confira ao final do texto o perfil dos concorrentes. Em 2021, Fernanda Garay levou o prêmio com direito a votação recorde, registrando 42,5% dos 395 mil votos.

“Chegou a hora de o público escolher seus atletas favoritos no Prêmio Brasil Olímpico. Temos grandes nomes que brilharam neste ano em que o Brasil foi muito bem nos campeonatos mundiais. Será uma disputa muito acirrada, pois são atletas espetaculares, carismáticos e que possuem muitos seguidores nas redes sociais”, afirma Paulo Wanderley, Presidente do COB.

Prêmio Inspire

O Prêmio Inspire foi criado para homenagear a atleta mais inspiradora do ano. Sendo assim, nesta categoria disputam o troféu as seguintes representantes do esporte feminino nacional: Ana Marcela Cunha, Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rebeca Andrade e Rafaela Silva.

“O foco do Prêmio Inspire não é apenas enaltecer os feitos esportivos, mas sim ressaltar a trajetória destas grandes mulheres, que são exemplos para a juventude. Inspirar vai muito além do pódio. É sobre potencial”, destaca o Presidente do COB.

Maior premiação do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico chega a 23ª edição para celebrar os atletas que brilharam em 2022. No período, conquistaram 23 medalhas em Mundiais ou competições equivalentes, considerando somente provas olímpicas. Além disso, lideraram o quadro de medalhas nos Jogos Sul-americanos de Assunção.

Melhores do ano

Além do Atleta da Torcida e do Prêmio Inspire, os Melhores Atletas do Ano, no feminino e no masculino ganharão a premiação. Os escolhidos vem de um Colégio Eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte. Em 2021, os vencedores foram Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e Rebeca Andrade, campeões olímpicos em Tóquio 2020. 

Homenagens serão feita aos melhores em cada uma das modalidades olímpicas e sul-americanas, os destaques dos Jogos da Juventude de Aracaju. Além disso, dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e dos Jogos Sul-americanos da Juventude de Rosário, além dos Melhores Técnicos do Ano. Por fim, haverá a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo.

Colaboração OTD

Mais em​ Prêmio Brasil Olímpico

Rebeca, da ginástica artística, e Caio, do atletismo, venceram o prêmio que nomeia os melhores atletas de 2024 no esporte olímpico brasileiro
O treinador tricampeão olímpico de vôlei receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico
Rebeca Andrade, Beatriz Souza e Ana Sátila, no feminino, e Isaquias Queiroz, Caio Bonfim e Netinho, no masculino, foram os indicados para a principal categoria do Prêmio Brasil Olímpico (Divulgação/COB)
Entre a quinta-feira (28) e esta sexta-feira (29), a entidade anunciou os atletas que levarão os troféus na categoria Melhor da Modalidade