Russos e belarrussos vão disputar os Jogos com bandeira neutra

Atletas da Rússia e de Belarus competirão com bandeira neutra e estão fora do quadro de medalhas

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim-2022 terão a presença de atletas de Rússia e Belarus. A exclusão foi descartada pelo IPC (Comitê Paralímpico Internacional. Contudo, ficou definido que russos e belarrussos vão competir pela bandeira neutra do Comitê Paralímpico e suas conquistas ficarão de fora do quadro de medalhas.

Andrew Parsons, presidente do IPC, disse que “O IPC e o Movimento Paralímpico em geral estão muito preocupados com a violação grosseira da Trégua Olímpica pelos governos russo e belarrusso nos dias anteriores aos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. “O que decidimos é a punição mais severa que podemos aplicar dentro de nossa constituição e das regras atuais do IPC. Após Pequim 2022, também tomaremos medidas com nossas 206 organizações membros para determinar se qualquer violação da Trégua Olímpica para futuros Jogos Paralímpicos pode levar à possível suspensão”.

Essa é a resposta da entidade paralímpica após a Rússia invadir a Ucrânia, que está em negociações em Belarus. “É profundamente decepcionante que tal ação seja necessária. No entanto, o Conselho de Administração do IPC acredita ser necessário responsabilizar os governos por ações que impactam diretamente o Movimento Paralímpico, os Jogos Paralímpicos e os atletas paralímpicos. Isto é especialmente verdade devido às origens do Movimento Paralímpico, decorrente dos horríveis eventos da Segunda Guerra Mundial”, completou Andrew Parsons.

+ Aline Rocha e sua busca em tentar ‘domar’ a neve

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim-2022 começam em 4 de março e terminam em 13 de março. Aliás, a participação ucraniana está confirmada no evento, mas enfrenta muitos obstáculos visto que seu espaço aéreo está fechado.

Russos e bielorrussos vão participar dos Jogos com bandeira neutra jogos de inverno
Ninho do Pássaro, em Pequim (Twitter/paralympics)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nunca é demais relembrar que a Rússia já competiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com a bandeira do Comitê Olímpico Russo, uma forma que o COI decicidiu como punição ao escândalo de doping que tomou conta do sistema esportivo russo.

Colaboração OTD

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaPequim 2022

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)