Rômulo e João Victor vão à final individual no Mundial Sub-19

Com a classificação, os brasileiros se colocaram entre os 36 melhores atletas do mundo na categoria

No terceiro dia de disputa do Mundial Sub-19 de pentatlo moderno, os brasileiros Rômulo Bandeira e João Victor Acioly conseguiram avançar à final individual masculina na competição. O torneio esta sendo realizado em Istambul, na Turquia, e reúne os principais atletas do mundo na categoria.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ao todo, 77 competidores foram divididos em três grupos, sendo 25 integrantes no grupo A e 26 nos grupos B e C. Na chave A, o brasileiro Rômulo Bandeira, de apenas 17 anos, iniciou sua campanha com a nona posição na esgrima, com 14 vitórias em 24 duelos disputados. Já na prova de obstáculos, ele foi o 18º, com o tempo de 41s72. Na sequência, na natação, Rômulo ficou em 10º do seu grupo, atingindo a marca de 2min15s07 nos 200 metros estilo livre.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, no evento combinado, o brasileiro largou em 13º e chegou na 12ª colocação, conquistando, assim, a última vaga do grupo, com o tempo de 11s47. No total, Rômulo somou 1.399 pontos nas cinco disciplinas.

Classificação de João Victor

Do mesmo modo, mas pelo grupo B, o brasileiro João Victor Acioly também conquistou a vaga entre os 36 melhores do Mundial Sub-19. Na primeira disciplina, ele iniciou conquistando 16 vitórias em 25 confrontos na esgrima. Logo depois, na prova de obstáculos, o atleta foi o 22º colocado, alcançando o tempo de 50s95. Já nos 200 metros em piscina curta, João ficou em 15º, com a marca de 2min19s02.

Finalizando sua participação na qualificatória, o brasileiro terminou o combinado de tiro/corrida com o quinto melhor resultado do seu grupo, com o tempo de 11s39, acabando, assim, na nona posição da chave B com 1.388 pontos conquistados. Lembrando que se classificam à decisão os 12 melhores competidores de cada grupo. A final individual começará nesta sexta-feira (28), com a realização da prova de esgrima em um sistema de todos contra todos.

Brasil na prova de revezamento

Além disso, na última terça-feira (25), o Brasil também esteve presente na prova de revezamento, tanto entre os homens, quanto no feminino. Na disputa masculina, Rômulo Bandeira e João Victor Acioly finalizaram na 16ª posição. A dupla iniciou com um bom desempenho na esgrima, onde acabaram no 8º lugar. No entanto, na sequência, os brasileiros não concluíram a prova de obstáculos e ficaram em 10º na natação. Já na prova combinada de tiro/corrida, ele obtiveram a marca de 13s53 e terminaram em 14º no evento, conquistando um total de 995 pontos.

No feminino, as brasileiras Ana Clara Bezerra e Maria Eduarda Costa ficaram na 14ª colocação geral, com a marca de 826 pontos somados. Elas ficaram em 10º na esgrima com 13 vitórias em 30 confrontos, também não concluíram a prova de obstáculos, atingiram a marca de 2min19s12 na natação (11º) e concluíram o Mundial Sub-19 com 15s54 na disputa combinada. Ana e Maria Eduarda voltarão a competir nesta quinta-feira (27) pelas qualificatórias do individual feminino.

*Com informações da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris