Danilo Fagundes é o quarto lugar no Campeonato Italiano

Brasileiro ficou a uma posição do pódio do torneio, que reuniu 60 pentatletas, em Roma

Teve brasileiro brilhando no Campeonato Italiano de Pentatlo Moderno, disputado no último fim de semana, em Roma. Danilo Fagundes, 34, ficou em quarto lugar, a uma posição do pódio, depois de somar 1.506 pontos. O carioca ficou a apenas oito pontos da medalha de bronze na competição que reuniu 60 pentatletas na capital italiana.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Logo depois de encarar uma qualificação com 59 competidores, Danilo ficou entre os 12 finalistas do principal torneio realizado pela Federação Italiana. O brasileiro melhorou e muito sua marca no evento qualificatório, onde ficou em nono.
+ Bia Ferreira bate indiana e garante medalha no Torneio de Strandja
+ Brasil conhece os 15 adversários da Copa do Mundo de futcegos
+ Brasil ganha duas vagas no ciclismo paralímpico em Paris 2024
+ Seleção brasileira inicia preparação com treinador olímpico
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim, para chegar aos 1.506 pontos da final, Danilo somou 253 pontos na esgrima; nadou os 200 metros estilo livre da natação em 2min07s19, que foram convertidos em 296 pontos; teve apenas uma falta no hipismo, onde garantiu 293 pontos;e completou o laser-run em 10min36s24, que lhe garantiram 664 pontos.

Por outro lado, o grande campeão do torneio foi Matteo Cicinelli, 24, que somou 1.518 pontos. A prata ficou com Federico Alessandro, 21, com 1.516 pontos; e o bronze com Alessandro Colasanti, 28, com 1.514 pontos.

Trajetória de Danilo Fagundes

Danilo está morando na Itália desde meados de 2020. No entanto, o pentatleta faz parte do programa de apoio especial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que prioriza equipes e atletas com chances de classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Assim, pelos bons resultados que vem acumulando na Itália e em competições internacionais, Danilo ocupa atualmente o 10º no ranking da Federação Italiana de Pentatlo Moderno. No ranking mundial, ele é o melhor brasileiro, na 24ª colocação.

O pentatleta foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Ele é um dos brasileiros que recebem a Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris