Brasil ganha mais 5 medalhas nos continentais de pentatlo

Na sexta-feira (21), o Brasil ganhou cinco medalhas nos Campeonatos Pan e Sul-Americano de pentatlo moderno em Resende-RJ

O Brasil voltou a subir no pódio dos campeonatos Pan e Sul-Americano Júnior (para atletas com até 21 anos) e Sênior de Pentatlo Moderno, que estão sendo disputados em Resende, no Sul Fluminense. Nas disputas desta sexta-feira (21), o país garantiu mais cinco medalhas (nas categorias masculina sênior e feminina júnior), sendo um ouro e quatro pratas. Somando as conquistas desta quinta (20), já são 11 medalhas garantidas pelos brasileiros nos torneios, que estão sendo realizados simultaneamente.

+ Sada Cruzeiro vence Rede Cuca na abertura da Superliga

O ouro de ontem veio na disputa por equipes masculina Sênior do Sula, com Danilo Fagundes, Victor Aguiar e William Muinhos. A prata foi para os argentinos Emanuel Zapata Franco Serrano e Vicente Lima, 23; e o bronze para os equatorianos Andrés Torres, Dennis Guerra e Bayardo Naranjo.

Na disputa individual, Danilo Fagundes conquistou a prata, depois de somar 1.477 pontos. O ouro ficou com o argentino Vicente Lima, com 1.484 pontos, e o bronze com o também argentino Emanuel Zapata, com 1.472 pontos.

No Pan, Danilo, Victor e William conquistaram a prata por equipes. O ouro da prova foi para os mexicanos Alvaro Sandoval, Emiliano Hernandez e Manuel Padilla e o bronze para os argentinos.

No evento individual do Pan-Americano, Danilo ficou a uma posição do pódio, com o quarto lugar geral, a apenas dois pontos do medalhista de bronze, o mexicano Manuel Padilla, que chegou aos 1.479 pontos. O ouro da disputa foi para o também mexicano Emiliano Hernandez, com 1.542 pontos; e a prata com o argentino Vicente Lima, com 1.484 pontos.

Júnior feminino

No evento feminino Júnior do Pan, o Brasil conquistou a prata por equipes com Ana Beatriz Mariano, Ana Clara Bezerra e Maria Eduarda Costa. O ouro foi para as argentinas Belen Serrano, Luna Nerea e Martina Armanazqui. Já o bronze ficou com as guatemaltecas Isabela Pondaven e Paula Franco.

Na prova individual, o melhor lugar do Brasil foi a sétima colocação de Ana Clara Bezerra, que conquistou 992 pontos. O ouro da disputa foi para a mexicana Mayran Oliver, que chegou aos 1.067 pontos, a prata para a guatemalteca Paula Franco, com 1.056 pontos, e o bronze para a argentina Martina Armanazqui, com 1.035 pontos.

Já no Sul-Americano, o Brasil também conquistou a prata por equipes com Ana Beatriz, Ana Clara e Maria Eduarda. O ouro também foi para as argentinas e o bronze para as chilenas Daniela Varela e Maria Borbalan.

No individual, Ana Clara Bezerra ficou a uma posição do pódio, a apenas quatro pontos da venezuelana Osmaidy Arias, que foi bronze com 996 pontos. O ouro e a prata da disputa foram para as argentinas Martina Armanazqui (1.035 pontos) e Belen Serrano (1.012 pontos), respectivamente.

Além das disputas masculina Sênior e feminina Júnior, o Pan/Sula do Rio também teve nesta sexta o ranqueamento da esgrima masculino Júnior. Dentre os 24 pentatletas do evento, o Brasil está sendo representado por Armando Mamede, João Victor Acioly, Matheus Nobre, Matheus Romanelli, Nicholas Medeiros e Rômulo Bandeira.

Vagas para Santiago-2023

Destaque entre os medalhistas desta quinta-feira (20), Marcela Mello, conquistou duas pratas no Pan (individual e equipes) e dois ouros no Sula (individual e equipes), todas na categoria Sênior, apesar de ser oficialmente da categoria Sub-19. Por estratégia da diretoria técnica da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), a carioca foi inscrita na sênior para fortalecer a equipe brasileira em busca da 3ª vaga para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, o que deu resultado. Com isso, o Brasil terá três representantes por gênero na competição que vale vaga em Paris-2024.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Colaboração OTD

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris