Brasil fica em 5º no revezamento misto do Mundial Júnior

Matheus Nobre e Marcela Mello ficam em 5º lugar no revezamento misto do Mundial Júnior, a dez pontos do pódio

O Brasil fechou o Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno com um ótimo 5º lugar no revezamento misto, disputa que encerrou o torneio neste domingo (09), em Zielona Góra, na Polônia. Marcela Mello, de 18 anos, e Matheus Nobre, 19, chegaram à excelente colocação depois de conquistarem 1.330 pontos, em um evento que reuniu 17 duplas. Eles ficaram a dez pontos do pódio.

+ Em sua primeira participação, Marcelo Gomes fica em 7º no Mundial Adulto de Judô

O ouro da prova foi para os ingleses Emma Whitaker e Charles Brown, que somaram 1.370 pontos. A prata ficou com os húngaros Rita Erdos e Bence Viczian, com 1.357 pontos, e o bronze com os lituanos Elzbieta Adomaityte e Titas Puronas, com 1.340 pontos.

Matheus Nobre Mundial Júnior de pentatlo moderno
Matheus Nobre na esgrima (Foto: CBPM)

O Brasil também fez bonito nas disputas individuais, indo às semifinais dos dois eventos. No feminino, Marcela Mello ficou em 27º após conquistar 1.021 pontos, sem o hipismo (presente apenas nas finais). No masculino, Matheus Nobre foi o 19º depois de somar 1.160 pontos. Ele ficou a um ponto da final, que fechou a lista de 18 relacionados com o francês Ugo Fleurot, 21, que chegou aos 1.161 pontos.

Além de Marcela e Nobre, o Brasil ainda teve representado na Polônia por Matheus Romanelli, 20, que ficou em 56º na classificação geral individual, e Nicholas Medeiros, 18, que foi o 58º.

Os brasileiros ainda participaram do revezamento masculino do Mundial, com Nicholas e Romanelli. Eles ficaram em oitavo após conquistarem 1.348 pontos.

Prova com obstáculos

Paralelamente ao Mundial Júnior, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) realizou na Polônia o quarto evento teste da prova com obstáculos, que pode substituir o hipismo no esporte depois dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Nicholas Medeiros foi o representante do Brasil na disputa.

Nicholas Medeiros Mundial Júnior de pentatlo moderno
Nicholas Medeiros participou da prova com obstáculos (Foto: CBPM)

O evento reuniu competidores de 23 países. O circuito foi montado no centro esportivo WOSiR Drzonków, com a colaboração da Tokyo Broadcasting System (TBS) – responsável pelo reality de competição Ninja Warrior. O percurso teve oito obstáculos, dentre eles passos sônicos, balanço duplo, escadas basculantes, lance de anel e parede empenada.

“Já tivemos eventos de teste muito bem-sucedidos em Ancara, Manila e Lignano e agora temos uma oportunidade muito especial de testar o formato em ambientes fechados”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A substituição do hipismo no pentatlo moderno vai acontecer para que o esporte se torne ainda mais dinâmico e atrativo para atletas e o público que acompanha as competições das arenas ou de casa. A mudança segue parâmetros sugeridos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A modalidade que será escolhida vai se juntar à natação, à esgrima e ao laser-run (tiro a laser e corrida) no programa do esporte. A decisão final sai no próximo congresso da UIPM, em novembro, na Guatemala.

Colaboração OTD

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris