Rômulo Bandeira lidera qualificatória no Mundial sub-17

Rômulo Bandeira lidera qualificatória sub-17 no Mundial Juvenil e avança para a semifinal

O brasileiro Rômulo Bandeira de Vasconcelos Neto foi o líder da qualificatória sub-17 no Mundial sub-17 e sub-19 de pentatlo moderno, disputado na Itália, nesta segunda-feira (05). Ele marcou 864 pontos, a maior pontuação entre os 57 atletas que participaram da competição. Com o desempenho, o pernambucano se classificou para a semifinal do evento. Também neste dia, o revezamento brasileiro feminino, formado por Ana Clara Bezerra e Marcela Mello, ficou em 11º lugar.

+ Brasil fatura seis medalhas no Grand Prix de Paris de parataekwondo

Rômulo Bandeira competiu na segunda série qualificatória. Apenas as provas da natação e do laser-run são disputadas nesta primeira etapa na categoria sub-17. Nos 200m livre de nado, ele marcou 2min12s03, tendo o décimo melhor tempo de sua bateria. O brasileiro fez uma grande participação no laser-run e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, marcando 09min12s90.

Ao todo, 57 atletas participaram da qualificatória sub-17, sendo que os 36 melhores colocados avançaram à semifinal. Rômulo liderou a qualificatória B com 864 pontos, enquanto o polonês Krystian Trepczyk foi o vencedor do primeiro grupo, com 855 pontos. A semi acontecerá na quarta-feira (07), em que os 18 primeiros garantem vaga na final.

Brasil no Mundial

Além de Rômulo Bandeira, o Brasil também contou com a participação de Ana Clara Bezerra e Marcela Mello na prova do revezamento feminino, nesta segunda. Elas terminaram em 11º lugar, com 899 pontos. A dupla venceu 11 jogos e perdeu dez na esgrima (200 pontos), marcou 02min13s53 na natação (283 pontos) e fechou com 14min44s86 no laser-run (416 pontos).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Mundial sub-17 e sub-19 de pentatlo moderno segue sendo disputado até o próximo domingo (11). Nesta terça-feira (06), haverá a competição do revezamento misto sub-19, com a presença de Marcela Mello e Nicholas Medeiros e a semifinal do individual sub-17 feminino, sem a presença de brasileiras – Ana Clara Bezerra foi eliminada no quali.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris