Danilo Fagundes e William Muinhos participam de Mundial de Pentatlo

Brasil terá 2 representantes na competição que poderá definir até 6 pentatletas para as Olimpíadas do Japão

Começou nesta terça-feira (8) a disputa do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, que será disputado no Cairo, no Egito. O Brasil estará representado por Danilo Fagundes, 33, e William Muinhos, 27, na competição que acontece a próxima segunda-feira (14) e vai distribuir até seis vagas (três em cada gênero) para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No país africano, Danilo,William e os demais competidores do Mundial vão encarar todas as provas que integram o pentatlo moderno (natação, esgrima, hipismo e laser-run) no Estádio Internacional do Cairo. Os brasileiros entram em ação na próxima sexta-feira (11), na qualificação masculina.

As vagas para as Olimpíadas vão ficar com os medalhistas de ouro, prata e bronze de cada disputa. Caso estes já estejam classificados para os Jogos do Japão, as vagas serão destinadas ao ranking olímpico, que vai definir os últimos pentatletas classificados, até o próximo dia 15.

+ Luísa Baptista e Vittoria Lopes garantem classificação para Tóquio

O Mundial de Pentatlo do Egito será o primeiro torneio da categoria desde o início da pandemia. O último Mundial aconteceu em 2019, na Hungria. A competição estava marcada para ser realizada na Bielorrússia, mas foi transferida para o Egito.

William Muinhos mundial de pentatlo moderno tiro esportivo laser run adiamento
 William Muinhos será um dos representantes do Brasil no evento (divulgação/UIPM)

“Tenho boas lembranças do Egito. Foi lá que quebrei o recorde mundial de tiro (em 2015) e participei de uma Final da Copa do Mundo (2018). Sem contar que a organização lá é sempre muito incrível”, comemora William, que chegou à capital egípcia nesta segunda, 7.

+ Hugo Hoyama conta os dias para sua oitava participação em Olimpíadas

“Consegui me programar e treinar focado nessa prova. Quero melhorar minhas marcas. Melhorar minha natação, laser-run, fazer uma boa esgrima e o resultado será consequência”, projeta William.

Há 3 meses na Europa

O outro brasileiro no Mundial de Pentatlo do Egito já está na Europa desde o início do ano. Danilo Fagundes ficou na Itália depois de ter participado das etapas da Copa do Mundo, na Hungria, em março, e na Bulgária em abril. No mês passado, Danilo roubou a cena no Aberto de Tetratlo Moderno da Itália ao subir no pódio e conquistar o bronze do torneio.

Laser-run pentatlo moderno competição virtual na quarentena - Danilo Fagundes
Danilo Fagundes será o outro representante do país no Egito (Reprodução/Instagram)

“Um dos motivos mais fortes que me fez ficar na Europa foi a situação da covid. Há complicação de viagem, além da exposição nos aeroportos. Foi bom porque pude treinar com a equipe olímpica daqui, estar fisicamente próximo ao local da prova e não sofrer com o fuso horário”, avalia Danilo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Atual líder do ranking nacional do pentatlo, Danilo espera ter um desempenho suficiente para ficar entre os 36 finalistas do Mundial. “O treinamento foi bem intenso e bem estudado. Estou bem para competir. Espero ter a melhor performance possível”, afirma.

Colaboração OTD

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris