Isabela Abreu e Danilo Fagundes conquistam o título da Copa Rio

Líderes do ranking brasileiro do pentatlo moderno, Isabela Abreu e Danilo Fagundes foram campeões neste sábado da Copa Rio

Os principais nomes do pentatlo moderno nacional se reuniram neste sábado para a disputa Copa Rio, no Colégio Militar, no Maracanã, na Zona Norte da capital fluminense. A competição reuniu cerca de 30 atletas e teve como destaques Danilo Fagundes e Isabela Abreu, que sagraram-se campeões.

Danilo Fagundes travou uma disputa interessante com William Muinhos, que ficou com a medalha de prata, e Matheus Nobre, que ficou com a terceira colocação. No feminino, Isabela Abreu foi a vencedora com Marcela Mello na segunda posição e Priscila Oliveira na terceira.

+Mundial muda da Bielorrússia pro Egito e vale seis vagas na Olimpíada

Os dois campeões da Copa Rio, o carioca Danilo Fagundes e a paranaense Isabela Abreu, são os atuais líderes do ranking nacional do pentatlo moderno.

A Copa Rio foi a segunda competição que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) organiza desde o início da pandemia de covid-19. A primeira delas foi um Triatlo Moderno, em outubro do ano passado, no Complexo Esportivo de Deodoro, também no Rio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Neste sábado, os pentatletas da Copa Rio encararam a esgrima, a natação e o laser-run (tiro a laser e corrida) no tetratlo moderno. O hipismo, presente no pentatlo moderno, ficou de fora da disputa.

Foi a segunda edição da Copa Rio. No ano passado, o torneio aconteceu no início de março, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Sul Fluminense.

Pentatletas Danilo Fagundes e Isabela Abreu são os grandes campeões da Copa Rio
Competição reuniu 44 competidores no Colégio Militar, neste sábado, 27
Os pentatletas Danilo Fagundes, 32, e Isabela Abreu, 25, foram os grandes campeões da Copa Rio, que aconteceu neste sábado, 27. A competição reuniu 44 competidores de todo o país no Colégio Militar, no Maracanã, na Zona Norte da Cidade Maravilhosa. O torneio teve provas de Tetratlo Moderno (esgrima, natação e laser-run (tiro a laser e corrida)), umas das categorias da base do Pentatlo Moderno.

Danilo e Isabela são os atuais líderes do ranking nacional da modalidade olímpica. O carioca é da equipe PentaJovem-Rio, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Já a paranaense é da Comissão de Desportos do Exército (CDE), como Terceiro Sargento.

A Copa Rio recebeu pentatletas de quatro estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná) e contou com cinco equipes (PentaJovem-Rio, PentaJovem-Santos, PentaJovem-Recife, CDE e Colégio Militar de Curitiba (CMC)). Ao todo, foram distribuídas 26 medalhas.

A equipe PentaJovem-Rio ficou em primeiro no quadro-geral de medalhas, com três ouros, oito pratas e quatro bronzes. PentaJovem-Santos ficou em segundo com três ouros e PentaJovem-Recife em terceiro com dois ouros, uma prata e três bronzes. CDE e CMC ficaram em quarto com um ouro, cada.

Confira os medalhistas da Copa Rio 2021

FEMININO

MASTER

Ouro: Marylin Silva (PentaJovem-Rio)

SÊNIOR

Ouro: Isabela Abreu (CDE)
Prata: Marcela Mello (PentaJovem-Rio)
Bronze: Priscila Oliveira (PentaJovem-Recife)

JÚNIOR

Ouro: Ana Clara Bezerra (PentaJovem-Reci fe)
Prata: Maria Eduarda Costa (PentaJovem-Rio)
Bronze: Vitória Araújo (PentaJovem-Rio)

SUB-19

Ouro: Ana Beatriz Mariano (PentaJovem-Rio)
Prata: Leane Pereira (PentaJovem-Rio)

SUB-15

Ouro: Isabela Zucchi (PentaJovem-Santos)
Prata: Ana Clara Ferreira (PentaJovem-Rio)

MASCULINO

SÊNIOR

Ouro: Danilo Fagundes (PentaJovem-Rio)
Prata: William Muinhos (PentaJovem-Rio)
Bronze: Matheus Nobre (PentaJovem-Rio)

JÚNIOR

Ouro: Carlos Assis (CMC)
Prata: Matheus Romanelli (PentaJovem-Rio)
Bronze: Nicholas Medeiros (PentaJovem-Rio)

SUB-19

Ouro: Rômulo Bandeira (PentaJovem-Recife)
Prata: Andrey Mariano (PentaJovem-Rio)
Bronze: João Victor Acioly (PentaJovem-Recife)

SUB-17

Ouro: Bryan Martins (PentaJovem-Santos)
Prata: Benjamin Lemos (PentaJovem-Rio)
Bronze: Murilo Nepomuceno (PentaJovem-Rio)

SUB-15

Ouro: Gabriel Barros (PentaJovem-Santos)
Prata: João Marcos Santos (PentaJovem-Recife)
Bronze: Rodrigo Figueiredo (PentaJovem-Recife)

Quadro-geral de medalhas

1. PentaJovem-Rio: 3 ouros, 8 pratas e 5 bronzes (16 medalhas)
2. PentaJovem-Santos: 3 ouros (3 medalhas)
3. PentaJovem-Recife: 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes (5 medalhas)
4. CDE: 1 ouro (1 medalha)
    CMC: 1 ouro (1 medalha)

Colaboração OTD

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris