Danilo Fagundes representará o Brasil no Campeonato Italiano

Carioca participará do torneio depois de estar na Missão Europa do COB, em Portugal

O Brasil terá um representante no Campeonato Italiano de Pentatlo Moderno, que será realizado de sexta a domingo, 4 a 6, em Roma. Danilo Fagundes, de 32 anos, vai competir no torneio depois de participar da Missão Europa do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O carioca esteve por 15 dias em Rio Maior (Portugal), no início de novembro. A passagem por terras lusitanas serviu de quarentena por causa da covid-19 antes de ele embarcar para a Itália.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O Campeonato Italiano será a primeira competição internacional que um pentatleta brasileiro participa desde no início da pandemia. Em fevereiro, Danilo Fagundes competiu no Budapeste Indoor, na Hungria; em março, ele participou da primeira etapa da Copa do Mundo, no Egito – a única realizada na temporada.

“Resolvi competir na Itália primeiramente para ganhar ritmo de competição. O nível aqui é bem mais alto do que no Brasil e tenho treinado com os atletas bem fortes e experientes. Isso para mim é muito importante”, destacou o líder do ranking nacional.

Danilo Fagundes será o representante do Brasil no Campeonato Italiano de Pentatlo Moderno, que será realizado de sexta a domingo, 4 a 6, em Roma.
Danilo Fagundes representará o Brasil no Campeonato Italiano (Divulgação/UIPM)

Território conhecido

Danilo tem uma familiaridade com a equipe italiana de Pentatlo Moderno, já que morou no país europeu de fevereiro a julho deste ano. Lá, ele mantém uma rotina de treinos diários, no centro de preparação olímpica do país, onde acontecerá a competição do fim de semana.

“Além dos treinamentos estarem em conjunto com o pessoal daqui, competir aqui, num nível mais forte, é melhor ainda”, enfatiza. “Na competição, o que eu puder me aproximar das minhas melhores marcas vai ser satisfatório”.

O carioca também compete na Itália de olho em uma das vagas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpico de Tóquio. Atualmente, ele é o melhor brasileiro no ranking que está sendo formado para definir os últimos classificados do esporte nas Olimpíadas do Japão.

Das quatro possíveis vagas que o pentatlo moderno brasileiro pode conquistar para Tóquio, o país garantiu apenas uma, com a também carioca Ieda Guimarães, 20. A jovem pentatleta carimbou seu passaporte para as Olimpíadas do Japão ao ser a melhor sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Colaboração OTD

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris