Brasileira garante vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude

O Brasil saiu com saldo positivo da qualificação americana do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Durante a disputa nesta quarta, 30, que acontece paralelamente ao Campeonato Pan-Americano Júnior da modalidade, em Mérida, no México, Maria Ieda Guimarães foi a melhor sul-americana dentre as 19 pentatletas dos nove países participantes. O feito foi o suficiente para ela se classificar para o torneio do ano que vem na Argentina.

Na classificação geral, a brasileira de 17 anos ficou em 6º após somar 733 pontos. A disputa teve o país anfitrião nos três primeiros lugares, encabeçado por Melissa Meireles, que conquistou 857 pontos e levou a vaga destinada aos países das Américas do Norte e Central na qualificação. Suas compatriotas Oliver Mayran (826) e Alejandra Garcia (799) vieram logo em seguida.

Na disputa masculina, o Brasil contou com Matheus Romanelli, que ficou em 2º dentre os sul-americanos e em 14º na classificação geral. O evento entre os homens teve o mesmo número de competidores da prova feminina, 18, só que com oito países presentes. O carioca de 18 anos somou 674 pontos.

O México teve dobradinha nos primeiros lugares entre eles, com Sergio Flores (946) garantindo a vaga para Buenos Aires 2018. Alexis Vazquez (922) veio logo depois, seguido do guatemalteco Jairo Ramos (913).

Disputa direta com Chile, Uruguai e Venezuela

Além do Brasil, que também estava de olho na vaga destinada aos países da região sul do continente para Buenos Aires 2018 foram Chile, Uruguai e Venezuela. Os três países contaram com representantes em pelo menos uma das duas disputas desta quarta.

Para ser a melhor dentre eles no grupo feminino, a brasileira Maria Ieda começou o dia vencendo 26 duelos com a esgrima, somando 256 pontos na luta com a espada. Logo depois, ela nadou os 200 metros estilo livre em 2min28s38, o que lhe deu 254 pontos. No laser-run, a carioca completou as quatro séries de cincos acertos de tiro a laser, intercaladas com 800 metros de corrida, em 15min07s, convertidos em 223 pontos.

Romanelli teve 25 vitórias na esgrima (227), cravou os 2min22s80 na natação (265) e terminou o laser-run em 15min48s (182).

O Pan-Americano Júnior segue nesta quinta com a disputa entre os homens valendo o título do campeonato. Nesta sexta, 1º, é a vez da prova entre as mulheres.

Tanto Maria Ieda quanto Matheus foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a descoberta e revelação de novos nomes na modalidade. Os dois viajaram para o México com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Europa sai na frente

O Pentatlo Moderno está presente nos Jogos Olímpicos da Juventude desde a sua primeira edição, em Cingapura 2010. Diferentemente dos Jogos Olímpicos tradicionais, a modalidade no torneio para jovens competidores não tem o hipismo. Os atletas, de 15 a 18 anos, encaram a esgrima, a natação e o laser-run (tiro a laser e corrida).

A Europa foi a primeira a realizar qualificação continental da modalidade para Buenos Aires 2018. Lá, seis atletas garantiram vagas: o italiano Malan Giorgio, o russo Gromadskii Egor e o polonês Kasperczak Kamil, no masculino; e a húngara Gulyas Michele, a espanhola Heredia Laura e a italina Mercuri Beatrice, no feminino.

CALENDÁRIO DO PAN JÚNIOR DO MÉXICO

Quarta (30 de agosto): Qualificação para Buenos Aires 2018

Quinta (31 de agosto): Disputa Masculina do Pan-Americano

Sexta (1º de setembro): Disputa Feminina do Pan-Americano

Sábado (2 de setembro): Dia Cultural

Domingo (3 de setembro): Revezamento misto do Pan-Americano

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris