Dois brasileiros vão até as oitavas de final no Laser All Stars

Marcela Mello, na categoria até 22 anos, e Danilo Fagundes, na até 40 anos, foram os melhores do país na competição virtual de tiro a laser

O Brasil esteve presente no torneio internacional de tiro a laser que reúne as estrelas do Pentatlo Moderno, o Laser All Stars. Com seis representantes, o país chegou até as oitavas de final da competição virtual, que realizou as eliminatórias nesta sexta (7) e sábado (8).

As provas contaram com 512 pentatletas de mais de 30 países. Todos foram convidados pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) após participarem de outros torneios online durante a pandemia.

As semifinais e as finais serão realizadas no dia 9 de setembro.

Dentre os seis brasileiros que competiram, os cariocas Danilo Fagundes, 32 anos, e Marcela Mello, 16, chegaram às oitavas. Ele na categoria Sênior (para pentatletas com até 40 anos) e ela na Júnior (sub-22).

Danilo competiu nesta sexta, vencendo o argentino Julio Fuenzalda no To 32 com larga vantagem (4 a 0). Nas oitavas, ele não conseguiu participar da disputa, deixando a competição.

+ Ieda é destaque em publicação da federação internacional

Já Marcela encarou suas provas neste sábado. No Top 32, a adversária da brasileira, a russa Diana Islamova, não apareceu para competir, levando a carioca à vitória. Nas oitavas, ela encarou uma disputa acirradíssima com a filipina Princess Arbilon, perdendo por quatro a três.

Marcela chegou a questionar a contagem de um dos pontos à diretoria da prova. Ela alegou que na terceira rodada, atirou mais rápido do que sua adversária. Após a disputa ser revista, a contestação da brasileira não foi aceita.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os outros quatro brasileiros no #LaserAllStars, Ana Clara Bezerra, 14, Ana Luiza Teixeira, 13, João Marcos Santos, 12, e Maria Eduarda Costa, competiram na categoria Jovem (sub-15). Eles não avançaram do Top 32.

Datas Significativas

As disputas do Laser All Stars acontecem por videoconferência. Durante as provas, os pentatletas têm que acertar o alvo cinco vezes. Quem for o mais rápido em cada série marca um ponto. Ganha aquele chegar aos quatro pontos primeiro.

A data das eliminatórias do torneio coincide com a contagem de um ano para a realização das disputas do Pentatlo Moderno nos Jogos de Tóquio (5 a 7 de agosto). Já as últimas disputas do torneio (em 9 de setembro) vão acontecer no Dia do Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin, que homenageia o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e do esporte que une a natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).

Brasileiros

Top 32
Danilo Fagundes (BRA) 4×0 Julio Fuenzalda (ARG)
Marcela Mello (BRA) W.O. Diana Islamova (RUS)
Tom Spokes (GBR) 4×0 (BRA) João Santos (BRA)
Maria Eduarda Costa (BRA) 3×4 Filatova Paulina (RUS)
Ana Luiza Teixeira (BRA) 1×3 Zsóla Kamilla Ozorao (HUN)
Ana Clara Bezerra (BRA) 1×4 Imogen Edwards (GBR)

Oitavas*
Marcela Mello (BRA)
3×4 Princess Arbilon (PHI)
*Danilo não competiu

Colaboração OTD

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris