Brasil terá cinco atletas em torneio mundial de tiro a laser

Marcela Mello, Ana Clara Bezerra, João Marcos Santos, Maria Eduarda Costa e Ana Luiza Teixeira representam o Brasil

Organizada pela UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno), o All Stars Lasers Laser, de tiro a laser, contará com 250 atletas de todo o mundo, cinco deles brasileiros. Mais uma vez, todos competindo em suas casas.

Marcela Mello, que disputará o torneio na categoria junior, Ana Clara Bezerra, Maria Eduarda Costa, Ana Luiza Teixeira e João Marcos Santos, que estão na categoria sub-15, serão os representantes brasileiros na competição. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

As eliminatórias acontecerão nos dias 7 e 8 de agosto. Além de marcar o início do torneio criado pela UIPM, a data marcará exatamente um ano antes do começo da disputa do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem. 

Marcela Mello Pan-Americano de tiro em casa
Marcela Mello conquistou a prata no Pan-Americano de tiro em casa (reprodução Instagram/mellomarcela)

“O Laser All Stars permitirá que atletas de todos os países se reúnam em um dia muito especial para o nosso movimento esportivo. O tiro a laser e, especialmente o laser-run, deram ao nosso esporte uma nova dimensão urbana e a tecnologia oferece a todos os participantes a flexibilidade de poder fotografar em suas próprias casas”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Como funciona

As disputas do All Stars Laser vão acontecer por videoconferência. Cada pentatleta deverá ter pistola a laser, alvo, câmera para filmar a prova e uma mesa de apoio, respeitando as regras de competição. Os competidores vão ficar a cinco ou a 10 metros de distância do alvo, dependendo da categoria.

“Após o sucesso do Laser Home Run, estamos empolgados em lançar o All Stars Laser – um conceito incrível de tiro a laser que eu sei que será emocionante para concorrentes e público. Vemos a mídia social como um recurso vital para permitir que a nossa comunidade se encontre online, concorra entre si e se divirta”, comemora o lituano Andrejus Zadneprovskis, do Conselho Executivo de Mídia da UIPM.

Alternativa na pandemia

Por conta da pandemia do coronavírus, a alternativa para os atletas tem sido disputar os torneios por videoconferência. A primeira a ter sucesso neste tipo de competição foi Marcela Mello. A pentatleta terminou com a prata no Pan-Americano de Tiro em casa.

Mais recentemente, os brasileiros também disputaram o Sul-Americano de tiro e salto, com destaque para Maria Eduarda Costa e João Marcos Santos, que foram ouro.

Brasileiros na disputa

. Marcela Mello, 16 anos (RJ): Júnior (prata no Pan de tiro em casa)

. Ana Clara Bezerra, 14 anos (PE): Jovem (bronze no Sul-Americano de tiro e salto)

. Maria Eduarda Costa, 14 anos (SP): Jovem (ouro no Sul-Americano de tiro e salto)

. João Marcos Santos, 12 anos (PE): Jovem (ouro no Sul-Americano de tiro e saalto)

. Ana Luiza Teixeira, 13 anos (SP): Jovem

Calendário do All Star Laser

. 7 de agosto: eliminatórias Sênior e Master

. 8 de agosto: eliminatórias Jovem e Júnior

. 9 de setembro: semifinais e finais

Categorias do All Star Laser

. Jovem (sub-15): 5 metros de distância do alvo

. Júnior (sub-22): 10 metros de distância do alvo

. Sênior (sub-40): 10 metros de distância do alvo

. Master (40+): 10 metros de distância do alvo

Colaboração OTD

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris