UIPM ajusta sistema de classificação olímpica para Tóquio

Mundial de 2021 será o único torneio remanescente que dará vagas em Tóquio. Ranking fechará em 14 de junho do ano que vem

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) apresentou um sistema de classificação olímpica revisado para as Olimpíadas de Tóquio 2020. As propostas foram aceitas e ratificadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e estão de acordo com o adiamento dos Jogos devido à pandemia de coronavírus.

Uma das competições mais antigas do programa olímpico, o pentatlo moderno reserva 72 vagas para Tóquio 2020, sendo 36 em cada gênero. Estão disponíveis ainda 26 delas, sendo 13 para cada naipe.

O Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno em Minsk (BLR) será a única competição remanescente que dará vagas. Serão três cotas por gênero disponíveis em Minsk (BLR) de 7 a 13 de junho de 2021.

Boa parte das outras 20 vagas restantes (10 em cada gênero) será definida no ranking olímpico que está sendo formado desde o ano passado e será fechado no dia 14 de junho. Inicialmente, o ranking prevê 12 vagas (6 em cada gênero), mas ele pode chegar a definir 20.

A UIPM garantiu que os pontos acumulados pelos atletas até então serão mantidos. Felipe Nascimento é o melhor brasileiro (44º) no masculino, enquanto Isabela Abreu (53º) é a melhor no feminino.

+COI anuncia ajuste no sistema de classificação do golfe para Tóquio
+COI confirma sistema de qualificação olímpica do wrestling

“Nosso novo sistema de qualificação para o Pentatlo Moderno oferece um caminho claro para todos os atletas que ainda desejam se qualificar para as Olimpíadas. Dão a eles 10 meses para se preparar para a retomada do processo de qualificação no início do Mundial de 2021″, disse o presidente da UIPM, o Dr. Klaus Schormann.

A UIPM afirmou também que, caso o Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno em Cancún (MEX) aconteça ainda nesta ano, os resultados não terão influência no processo de qualificação para as Olimpíadas de Tóquio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O calendário com as novas datas das competições que foram suspensas pela pandemia de coronavírus ainda será divulgado, com previsão para o mês de maio.

Garantida

Pentatlo Moderno - Olimpíadas de Tóquio - classificação olímpica - ranking olímpico - coronavírus - uipm
Maria Ieda Guimarães foi quarta colocada no Pan de Lima (Foto: Jonne Roriz/COB)

A federação internacional também confirmou que as vagas já conquistadas nos continentais seguem asseguradas. Sendo assim, Maria Ieda Guimarães segue sendo a única brasileira, por enquanto, garantida nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

A atleta assegurou a classificação olímpica após terminar em quarto lugar dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, que distribuiu cinco vagas para cada gênero do pentatlo moderno.

Fernanda Zalcman

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris