Brasil define qual o seu melhor pentatleta da temporada

Provas do Brasileiro de Pentatlo Moderno vão acontecer na Escola de Equitação do Exército e no Colégio Militar nos dias 13 e 14 de dezembro

Pentatletas de todo o país são esperados para a edição de 2019 do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno, marcado para sexta (13) e sábado (14) no Rio de Janeiro.

O Brasileiro de Pentatlo Moderno começa na Escola de Equitação do Exército (hipismo), na sexta, e termina no Colégio Militar (natação, esgrima e laser-run), no sábado.

O campeonato terá disputas em todas as categorias da modalidade: Sênior, Júnior, Sub-19, Sub-17, Sub-15, Sub-13, Sub-11 e Sub-9. São esperados mais de 50 competidores de pelo menos cinco regiões do país.

Os atuais campeões do torneio são o carioca Danilo Fagundes, de 31 anos, que é hexacampeão (2011, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018), e a paranaense Isabela Abreu, 24, bicampeã (2016 e 2018).

“O Brasileiro sempre é o momento de conferir se os atletas estão evoluindo e esperamos um excelente campeonato”, destaca o vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Celso Sasaqui.

Palestra sobre doping

Além das provas e das disputas por medalhas, assim como no ano passado, o Brasileiro de pentatlo moderno deste ano terá uma palestra sobre doping com o Dr. Marco Michelucci, médico da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) e especialista em medicina esportiva.

Michelucci é membro da comissão médica da UIPM desde 2012. O brasileiro atua nos principais eventos da entidade pelo mundo como delegado médico, aprimorando as normas e estatutos da federação internacional.

O especialista também faz parte do controle médico/doping da Fifa, atuando como delegado médico em edições da Copa do Mundo e na formulação de novas diretrizes médicas da entidade.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Brasileiro de pentatlo moderno – serviço

Sexta e sábado, 13 e 14 de dezembro

Provas: Escola de Equitação do Exército, à Estrada Marechal Mallet, 1.283, Vila Militar (hipismo, a partir das 14h de sexta) e Colégio Militar do Rio de Janeiro, à Rua São Francisco Xavier, 267, Maracanã (esgrima, natação e laser-run, a partir das 7h30 de sábado)

Palestra: Doping, com Dr. Marco Michelucci, às 18h de sexta, no Colégio Militar

Eventos

Master (a partir de 30 anos): a nstação, esgrima, hipismo e laser-run
Sênior (a partir de 21 anos): natação, esgrima, hipismo e laser-run
Júnior (19 a 21 anos): natação, esgrima, hipismo e laser-run
Sub-19 (17 e 18 anos): natação, esgrima e laser-run
Sub-17 (15 e 16 anos): natação e laser-run
Sub-15 (13 e 14 anos): natação e laser-run
Sub-13 (11 e 12 anos): natação e laser-run
Sub-11 (9 e 10 anos): natação e laser-run
Sub-9 (abaixo de 9 anos): natação e laser-run

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris