Dois brasileiros disputarão a etapa de Praga da Copa do Mundo

Felipe Nascimento e Priscila Oliveira vão competir na capital Praga a partir desta quinta, 23

O Brasil estará representado por dois pentatletas na quarta etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que começa nesta quinta-feira, 23, na República Tcheca. Na capital Praga, Felipe Nascimento, 25, e Priscila Oliveira, 30, vão competir pelo país na modalidade olímpica que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). Priscila entra em ação na estreia do torneio, com a qualificação feminina, e Felipe na sexta, 24, na seletiva entre os homens.

Felipe e Priscila vão usar a Copa do Mundo da República Tcheca como mais uma preparação para os Jogos Pan-Americanos Lima 2018, no final de julho, no Peru. Além deles, o Brasil também estará representado em Lima por outros três pentatletas: Danilo Fagundes, 31, Ieda Guimarães, 18, e Isabela Abreu, 24.

“A Copa do Mundo é uma competição de alto nível, os melhores atletas do mundo estarão participando. Então, é importante para pegar ritmo de competição e também serve como preparação para os Jogos Pan-Americanos no Peru”, defende Felipe, atual número 2 do ranking nacional e que representou o Pentatlo Moderno brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

No fim de março, o pernambucano participou da Copa Ibero-americana, realizada em Barcelona, na Espanha. Ele foi o 15º dentre os 33 competidores presentes e diz que “poderia ter feito mais”, principalmente na esgrima.

Agora, em Praga, Felipe foca na luta com a espada como um de seus alvos. “Espero fazer uma esgrima com pelo menos 60% de vitórias e um excelente tempo de laser-run”, projeta, de olho em uma das 36 vagas da final, que será disputada entre os homens no domingo, 26.

Treinos ‘bons e fortes’

Em Praga, tanto Felipe, Priscila e os demais competidores vão encarar as provas no Sports Hall Pod Jul (esgrima), Sports Center Dukla (natação) e no Cisarská Louka (hipismo e laser-run).

Assim como Felipe, Priscila também esteve na Copa Ibero-americana, na Espanha, onde ficou em sétimo dentre 20 competidoras. Ela gostou do resultado, que foi sua primeira competição na temporada.

“Foi a primeira disputa após algumas mudanças pessoais que tinha receio de interferir no rendimento. Mas graças a Deus deu tudo certo e comecei bem o ano”, relembra a pernambucana, que é a atual segunda colocada do ranking nacional.

Para o torneio na República Tcheca, Priscila conta que os treinos foram “bons e fortes”. “Espero ter um resultado expressivo. Farei meu máximo para estar entre as finalistas”, torce.

Tanto Felipe quanto Priscila recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. Eles também integram o programa Time PE, do Governo do Estado de Pernambuco. Felipe também é Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

COPA DA REPÚBLICA TCHECA
Quinta (23 de maio): Qualificação Feminina
Sexta (24 de maio): Qualificação Masculina
Sábado (25 de maio): Final Feminina
Domingo (26 de maio): Final Masculina
Segunda (27 de maio): Revezamento misto

João Fraga

Mais em​ Pentatlo Moderno

Única representante do país no pentatlo moderno dos Jogos de Paris teve a primeira experiência em competição oficial com a prova que, a partir do ciclo de Los Angeles, substitui o hipismo
Liderando desde a esgrima, Alice também foi a melhor nos obstáculos. Já João Vitor precisou de um bom desempenho na Laser Run para vencer
A Copa Rio de Pentatlo Moderno acontece de sexta a domingo e reúne mais de cem competidores na Universidade Castelo Branco, em Realengo
Maior nome atualmente do pentatlo moderno brasileiro precisou usar verba de torneios do ano que vem para poder treinar modalidade que entrou no programa olímpico depois de Paris